O Corpo de Bombeiros do Pará foi criado em 24 de Novembro de 1882 através de uma Portaria Provincial, que vinculou a unidade à Polícia Militar do Estado. Foi só com cento e sete anos de história que a instituição se tornou independente, adquirindo mais autonomia. Até hoje, o Corpo de Bombeiros paraense construiu uma história de vitórias e superação, estando presente nos locais mais distantes do Estado, onde a instituição só atua em situações de emergência, salvando bens e pessoas. Ao todo, são trinta e cinco unidades, grupos e subgrupos espalhados pelo estado. Itaituba tem o privilégio de abrigar o sétimo dos quinze GBMs, que compõe o aparato logístico e operacional, empregado sob a experiência de um efetivo de mais de 3 mil homens e mulheres, desde soldados até tenentes-coronéis. A história do Corpo de Bombeiros em Itaituba data de 2006, são apenas nove anos, mas o suficiente para deixar a assinatura dessa importante instituição, não só aqui, mas em toda a região do Tapajós.
A jovem Uiliane Guimarães é cabo do Corpo de Bombeiros. Ela é formada em matemática; poderia estar lecionando em uma universidade, mas decidiu incorporar à instituição por iniciativa própria e também por uma questão de oportunidade.
“Foi, sim, por uma questão de oportunidade, mas, ao conhecer a realidade do bombeiro, me identifiquei com essa missão e não me imagino fazendo outra coisa”, resume a cabo Uilliane.
“Para nós, é como uma obrigação, um dever social reconhecer o trabalho do bombeiro, que trabalha enquanto estamos no conforto do nosso lar. A Câmara não poderia deixar de fazer esse reconhecimento. Paralelo a essa homenagem, a Câmara também vai trabalhar para tornar a ‘Corrida do Fogo’ um evento integrante do calendário de eventos do município”, disse o vereador.
Fonte: http://maurotorrestap.blogspot.com.br/