ITAITUBA

19 de Março Dia Internacional do Artesão: Em Itaituba os artesão lutam para adquirir um espaço para exposição do seu trabalho

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin


A profissão de artesão requer algum tipo de habilidade para que a pessoa possa fabricar produtos com um processo manual, ou com a ajuda de ferramentas.

Imagem: Kaio Ferreira

Este profissional produz itens de artesanato, com função decorativa, e é dessa forma que ele tira o sustento de sua família. 

Artesã Lucineia dos Reis. Foto: Kaio Ferreira
Lucineia dos Reis é artesã desde 2007, atualmente ela também exerce a função de presidente da associação dos amigos do artesanato de Itaituba. Para ela, apesar de ser uma profissão bastante conhecida no mundo, aqui na região ainda é pouco valorizada.

Artesão Everaldo Manhuary. Foto: Kaio Ferreira

Everaldo Manhuary é indígena da etnia Munduruku, é um dos artesãos mais conhecidos da região. Everaldo trabalha com a produção de peças feitas com argila, um material abundante nas margens do rio do tapajós.

 Com as mãos e pés em ação, o jovem artesão coloca em pratica toda sua habilidade, conhecimento e criatividade , em pouco tempo o barro vai sendo transformado em uma das diversas peças que serão comercializadas por ele.

 A maior parte das peças produzidas pelos artesãos de Itaituba é vendido para pessoas de outras regiões que visitam o município, para militares do 53 BIS e até para outros países.

Plantão 24horas News

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS