A profissão de artesão requer algum tipo de habilidade para que a pessoa possa fabricar produtos com um processo manual, ou com a ajuda de ferramentas.
Imagem: Kaio Ferreira
Este profissional produz itens de artesanato, com função decorativa, e é dessa forma que ele tira o sustento de sua família.
Lucineia dos Reis é artesã desde 2007, atualmente ela também exerce a função de presidente da associação dos amigos do artesanato de Itaituba. Para ela, apesar de ser uma profissão bastante conhecida no mundo, aqui na região ainda é pouco valorizada.
Everaldo Manhuary é indígena da etnia Munduruku, é um dos artesãos mais conhecidos da região. Everaldo trabalha com a produção de peças feitas com argila, um material abundante nas margens do rio do tapajós.
Com as mãos e pés em ação, o jovem artesão coloca em pratica toda sua habilidade, conhecimento e criatividade , em pouco tempo o barro vai sendo transformado em uma das diversas peças que serão comercializadas por ele.
A maior parte das peças produzidas pelos artesãos de Itaituba é vendido para pessoas de outras regiões que visitam o município, para militares do 53 BIS e até para outros países.
Plantão 24horas News