ITAITUBA

8ª fase da Operação ‘Amazônia Viva’ flagra garimpos ilegais, faz apreensões e prisões na região oeste do Pará

Operação 'Amazônia Viva' flagrou garimpo ilegal na região oeste do Pará. Foto: Semas/Divulgação

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Órgãos ambientais deflagraram a 8ª fase da Operação “Amazônia Viva” na região oeste do Pará e flagraram a prática de garimpo e desmatamento ilegais. As ações começaram a ser realizadas na semana passada e nesta quarta-feira (27) foram apresentados os dados parciais.

A operação teve como alvo a região do Chapadão, na região da PA-370, em Santarém, e também na Transgarimpeira, em Itaituba. Foram apreendidos materiais e maquinários destruídos, assim como, armamento.

De acordo com o titular da Delegacia de Conflitos Agrários de Santarém, Fábio Amaral, cinco procedimentos foram instaurados, sendo dois flagrantes por posse ilegal de arma de fogo, e três Termos Circunstanciados de Ocorrências (TCO) por extração ilegal de minérios.

“Temos algumas situações que ainda estamos investigando. Três pessoas foram presas em flagrante – duas para realização do flagrante de arma de fogo, e uma para realização do TCO por exploração de garimpo ilegal”, disse.

A Secretaria de Meio Ambiente do Pará também continua as investigações sobre os crimes cometidos nessas áreas para a responsabilização dos suspeitos.

A coordenação da operação informou ainda que até o fim do mês outras fases da “Amazônia Viva” devem ser deflagradas em outras áreas, mas com o mesmo objetivo de desarticular crimes ambientais.

Fonte: G1 Santarém.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS

error: Entre em contato conosco para solicitar o uso de nosso conteúdo