A construção da estação de captação, tratamento e distribuição de água da COSANPA em Itaituba, é uma obra muito aguardada pela população. Hoje a maioria dos moradores da cidade não tem água tratada em casa, é o caso das famílias que moram no residencial Wirland Freire.
O investimento do estado em mais de 11 milhões de reais, tem como objetivo garantir água de boa qualidade a pelo menos 40% da população da cidade, mas a obra está bastante atrasada.
Semana passada esteve em Itaituba uma equipe o diretor geral da companhia de saneamento do Pará, Fernando Martins veio ver como está o andamento da obra e garantiu que até o final de abril os trabalhos estarão concluídos.
Mesmo com toda essa promessa de inauguração, a COSANPA está alvo das criticas dos vereadores, na sessão da ultima quarta feira, o vereador Peninha disse que muitas comunidades sofrem com a falta de água potável e que a responsabilidade pelo fornecimento d’água é da COSANPA.
O município de Itaituba através de emendas do deputado Hilton Aguiar foi agraciado com diversos micro sistemas de abastecimento d’água, nos residenciais também foram construídos poços artesianos, mas a população alega que a água não é adequada para o consumo.
Apesar do atraso as obras da COSANPA em Itaituba estão quase concluídas, mas a população agora vice com outra preocupação. A notícia da possibilidade de o estado privatizar a COSANPA, pode trazer graves consequências para o bolso da população.
Fonte: http://www.plantao24horasnews.com.br/ com informações do Repórter Marinaldo Silva.