ITAITUBA

A Justiça Eleitoral do Pará iniciou a convocação dos mesários que atuarão nas Eleições 2016.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin


A Justiça Eleitoral do Pará iniciou a convocação dos mesários que atuarão nas Eleições 2016. Os eleitores convocados deverão receber um comunicado oficial até o dia 3 de agosto. 


A previsão do Tribunal Regional Eleitoral do Pará (TRE-PA) é que 79.748 mesários atuem no primeiro turno nos municípios paraenses. Em caso de segundo turno, a estimativa é de 16.239 mesários. As convocações são publicadas no Diário Oficial. A comunicação oficial pode ser feita de três formas: por meio de carta convocatória, pela lista oficial nos cartórios eleitorais e por e-mail. O eleitor também pode se voluntariar para a função. Mais de 2.300 eleitores paraenses já se inscreveram para atuar como mesário nas Eleições deste ano, mas a inscrição não confirma nomeação. Ainda é preciso aguardar a convocação oficial. 

Todas as informações úteis para o mesário convocado, como dia e hora que deve comparecer no dia da votação e as atribuições da função que irá exercer, estarão na carta convocatória. O mesário convocado ou voluntário ganhará dois dias de folga por cada dia trabalhado na eleição, sem prejuízo no salário. O serviço também é requisito de desempate em concursos público, quando mencionado no edital; critério de desempate para funcionários públicos que concorrem à promoção de cargo. Para universitários, a função pode ser adicionada como horas complementares nas universidades que têm acordos com a Justiça Eleitoral. 


Os mesários são responsáveis por organizar a seção eleitoral, identificar os eleitores, autorizá-los a votar, operar a urna eletrônica e processar as justificativas. As funções são divididas presidente da Mesa Receptora de Votos e de Justificativas, 1º ou 2º mesário, 1º ou 2º secretário e suplente.  Alem de tudo isso a pessoa que participa deste processo faz uma grande contribuição para a democracia.


Fonte: http://www.plantao24horasnews.com.br/

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS