ITAITUBA

ACONTECEU DURANTE TODO O DIA DE QUINTA-FEIRA NA ALDEIA DA PRAIA DO ÍNDIO UM FÓRUM QUE DISCUTIU OS AVANÇOS E DESAFIOS DA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin



No fórum a gente conseguia perceber que tanto brancos como índios estavam participando, diversos assuntos foram discutidos a cerca da educação do índio na escola, e o grande objetivo era que fossem sugeridas políticas publicas para melhorar a educação indígena no município. 

A diretora de ensino multirracial do município de Itaituba também destacou com houveram diversos avanços na educação escolar dos índios. 


O fórum também veio com o objetivo de estar quebrando paradigmas coloniais, em que a grande maioria acha que os indígenas não tem poder de argumentação, fato este que foi completamente contrariado durante o dia. 

Este encontro também foi de suma importância para os indígenas, aqui em Itaituba especificamente da etnia munduruku, onde puderam fazer ponderações a cerca do assunto discutido que era a educação do índio na escola. Francisco Ikon que é professor em uma das aldeias do município de Itaituba disse também que é muito importante que o índio tenha conhecimentos de matérias como português e matemática mas que e necessário manter a cultura indígena dentro das escolas que funcionam na aldeia .


Fonte: http://www.plantao24horasnews.com.br/

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS

error: Entre em contato conosco para solicitar o uso de nosso conteúdo