A campanha de vacinação contra a Febre Aftosa acontece duas vezes ao ano. É uma importante iniciativa do produtor, tendo em vista a comercialização para outros mercados. Nos meses de maio e novembro, os produtores realizam a compra das vacinas, para serem aplicadas no rebanho com o auxílio de médicos veterinários.
Em virtude da pandemia da Covid-19, o ministério da agricultura orientou as agências de defesa agropecuária para que promovessem mudanças nos prazos dedicados à compra, aplicação das vacinas e também para a confirmação que o rebanho foi imunizado. Segundo Aprígio Lins, Agente Fiscal da Adepará, com a alteração no calendário deste ano, em virtude da pandemia, o período de aquisição da vacina será de 1 de maio a 20 de junho. Os produtores poderão dirigir-se as revendas agropecuárias para a compra das vacinas; caso façam parte do quadro de risco, poderão enviar o filho ou alguém mais jovem. A comprovação será até 15 de julho.
A confirmação de que o rebanho realmente foi imunizado pode acontecer não apenas de forma presencial, mas diferente de anos anteriores, a Adepará possibilita ao produtor a oportunidade de realizar o procedimento via internet. “O horário de funcionamento da Adepará está funcionando das 09h às 15h”, destacou Aprígio.
O agente fiscal da Agência de Defesa Agropecuária destacou ainda a importância de realizar o procedimento de confirmação dentro dos prazos, a fim de evitar possíveis penalidades a serem aplicadas pelo órgão de saúde animal.
Plantão 24horas News, com informações do repórter e apresentador Márcio Vieira.