ITAITUBA

Adepará interdita três queijarias clandestinas em Trairão, no Pará

Adepará interdita três queijarias clandestinas em Trairão, no Pará. Foto: Divulgação/Adepará.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Três queijarias clandestinas foram interditadas nesta terça-feira (27) em Trairão, sudoeste do Pará. As interdições aconteceram após fiscalização realizada por fiscais do Grupo Agropecuário Técnico, Tático e Operacional (GATTO) da Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Pará (Adepará).

As fábricas de queijos estavam em pleno funcionamento sem equipamentos, utensílios e estrutura física adequadas e sem as condições de higiene e segurança alimentar exigidas pela legislação sanitária vigente.

“Os produtos fabricados nestes estabelecimentos clandestinos colocam em risco a saúde do consumidor, pois podem ser veículo de transmissão de diversas zoonoses, entre as quais destacam-se a tuberculose, brucelose, toxoplasmose etc”, contou o médico veterinário e fiscal estadual agropecuário Elton.

Durante a fiscalização, foi lavrado Termo de Interdição de estabelecimento e repassadas orientações aos proprietários, para que suspendam imediatamente a fabricação do queijo. Os proprietários foram orientados a procurar o Serviço de Inspeção Municipal (SIM), a fim de se adequarem à legislação sanitária para obter registro e licença de funcionamento.

“A Adepará, investe em inteligência no combate à produção e à circulação de produtos clandestinos que tanto colocam em risco a saúde da população paraense. Trabalhamos também para a conscientização dos produtores na busca pela regularização dos estabelecimentos”, concluiu a médica veterinária Adriele Carolina Franco Cardoso, gerente do Serviço de Inspeção Estadual (SIE).

Para garantir que o produto foi fabricado e armazenado conforme as legislações vigentes, o consumidor deve conferir o rótulo da embalagem, se este contém o selo de inspeção. O selo pode ser:

– Serviço de Inspeção Municipal (SIM);

– Serviço de Inspeção Estadual (SIE) da Adepará;

– Registro Artesanal da Adepará;

– Serviço de Inspeção Federal (SIF);

– Sistema Brasileiro de Inspeção (Sisbi).

Fonte: G1 Pará.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS