ITAITUBA

Agentes de Trânsito participam de curso de atualização legislativa, em Itaituba

Curso de atualização ministrada aos agentes de trânsito. Foto: Weslen Reis - Plantão.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Agentes da Coordenadoria Municipal de Trânsito de Itaituba (CONTRIM), estão participando de um curso de atualização legislativa. O objetivo é esclarecer as principais alterações na legislação de trânsito a fim de aprimorar as funções exercidas por esses profissionais, sobretudo a de fiscalização.

O curso, que abarca teoria e prática e teve início nesta sexta-feira (28) e encerramento previsto para esta próxima segunda (31), está sendo ministrado por um instrutor credenciado a empresa JCT de Belém/PA, em um auditório da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMMA). Medidas de segurança sanitária estão sendo adotadas.

Tendo em vista as frequentes mudanças em dispositivos do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), a Portaria 94/2017, expedida pelo Departamento Nacional de Trânsito (DENATRAN), obriga a realização do curso de atualização a cada três anos.

Curso de qualificação. Foto: Weslen Reis – Plantão

Roberto César, instrutor de legislação de trânsito, destacou que o treinamento é de suma importância para o desenvolvimento de um trabalho ainda mais eficaz pelos agentes, tanto no ato de fiscalizar, quanto no de orientar os usuários.

“A proposta do curso é trazer as mudanças no Código de Trânsito e também trazer a realidade do município e as dificuldades no dia a dia do trânsito. O objetivo do treinamento é orientá-los”, frisou.

Por sua vez, a coordenadora de guarda da CONTRIM, Oricélia Miranda, destacou que a qualificação dos agentes faz parte da preocupação da Prefeitura de Itaituba, por meio do órgão, no tocante a promoção de um trânsito mais eficiente e seguro.

“Esse curso vem representar mais uma preocupação da prefeitura municipal de Itaituba junto à coordenação. A capacitação, a atualização, ela vem para aprimorar ainda mais o trabalho do agente de trânsito nos momentos de abordagem e fiscalização”, expressou.

Ainda assim, na perspectiva dos participantes, os agentes Jean Coelho e Ana Monte também reforçaram a valia que o treinamento tem para o dia a dia das atividades desenvolvidas nas ruas da cidade.

“É mais um reforço do conhecimento adquirido no dia a dia e, com mais essa atualização, acrescentará mais ainda o nosso conhecimento para repassar à população. O nosso trabalho é de fiscalização, mas também de orientação”, pontuou Jean.

“O curso vem para aperfeiçoar, tendo em vista que tiveram algumas alterações no código de trânsito. Quer queira ou não, surgem algumas dúvidas. Estávamos precisando dessa atualização e isso só vai aperfeiçoar cada vez mais nosso trabalho em via pública”, disse Ana.

Para finalizar o curso, os agentes participarão de um treinamento prático em algumas vias da cidade nesta próxima segunda-feira (31). Na oportunidade, em face de alguma irregularidade, não haverá aplicação de notificação ou remoção de veículo – desde que não se trate de situações extremas -, mas tão somente orientação.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS