ITAITUBA

ANEEL aprova edital do leilão para o suprimento de energia elétrica a garimpos de Itaituba e outras localidades

À esquerda, Vereador Wescley Tomaz; no centro, Rodrigo Limp (Secretáro Nacional de Minas e Energia);à direita, Deputado Federal Joaquim Passarinho. Foto: Reprodução.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Na última terça-feira (23), a Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) aprovou o Edital do Leilão para Suprimento aos Sistemas Isolados (Leilão nº 3/2021-ANEEL). Ao todo, cinco (5) lotes serão licitados para o suprimento de energia elétrica às comunidades ainda não conectadas ao Sistema Interligado Nacional (SIN).

O leilão está previsto para acontecer em 30/4/2021 pela internet. Além de outros estados (Acre, Amazonas, Rondônia e Roraima), o Pará, mais precisamente a região garimpeira de Itaituba, que abrange cerca de 10 comunidades, também será contemplado com os serviços.

Mapa mostra as regiões garimpeiras de Itaituba (PA) que serão contempladas. Foto: Reprodução.

De acordo com informações do Vereador Wescley Tomaz, de Itaituba, a empresa comtemplada terá até abril de 2023 para concluir o processo implantatório. Até o prazo máximo da implantação, as duas térmicas já estarão funcionando, e toda a demanda da região terá energia firme com a distribuição em rede. E, quando chegar 2026, o suprimento de energia passará a ser interligado através do linhão que virá do Mato Grosso.

O edital, aprimorado após a Consulta Pública nº 70/2020, contempla as seguintes melhorias:

– Será alterada a referência de preço do biodiesel utilizada para o cálculo da parcela variável no contrato de fonte diesel;

– Será introduzida a componente PCBIO (preço médio do Crédito de Descarbonização) para contemplar os Créditos de Descarbonização (CBIO) relativos aos combustíveis fósseis previstos no RENOVABIO;

– Será obrigatório celebrar Acordo Operativo entre comprador e vendedor (supridor da solução de suprimento);

– A penalidade por indisponibilidade passará por adequação.

Fonte: Plantão 24horas News, com informações  adicionais da ANEEL.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS

error: Entre em contato conosco para solicitar o uso de nosso conteúdo