Itaituba é um município com mais de 150 anos de fundação e com cerca de 120 mil habitantes, mas, apesar de sua idade a população ainda não tem água potável, as residências são abastecidas através de poço convencional.
Quem pode constrói poço artesiano, algumas residências são abastecida com água do rio Tapajós que não é adequada para o consumo. Há mais de três anos o governo do estado iniciou a construção de uma estação de captação, tratamento e distribuição de água, mas até agora a obra não ficou pronta.
Vereador Wescley
De acordo com o Vereador Wescley os trabalhos estão sendo executados mas de forma muito lenta, enquanto isso a obra avaliada em mais de 11 milhões de reais não tem prazo certo para ser concluída. Enquanto a obra não fica pronta a população vai sofrendo com a falta de água tratada em casa, por outro lado parte da água captada pela COSANPA mesmo sem tratamento volta para o rio através de vazamento na tubulação subterrânea.
A demora na conclusão dos trabalhos de construção da COSANPA em Itaituba, tem sido alvo de cobranças do deputado Hilton Aguiar na assembleia do estado, por várias vezes o parlamentar questionou o atraso e cobrou providencias do estado.
Fonte: https://www.facebook.com/plantao24horasnews com informações do repórter Marinaldo Silva.
Imagens: Weslen Reis