Esse ano de 2019 até agora foram registrados somente 38 casos de dengue no município de Itaituba.
Foto: http://google.com
Mas, segundo Eulisson Braga mesmo com esse número reduzido o caso é considerado preocupante. Segundo ele os agentes ao fazerem visitas encontram pessoas doentes com os sintomas de uma picada do mosquito da dengue.
De acordo com o coordenador de Edemias, o comparecimento a unidade de saúde onde é feito a notificação facilita as ações do setor para evitar que a doença se espalhe.
Um levantamento feito pelo setor de endemias, apontou oito bairros da cidade, mais o distrito de Miritituba com maior índice da doença transmitida pelo mosquito Aedes Aegypti.
O mosquito da dengue também transmite chikungunya e o vírus zika. Com isso Mobilize sua família e elimine a água parada, ajudando, assim, a combater os focos que podem virar criadouro do Aedes aegypti.
Prevenção/Proteção
Utilize telas em janelas e portas, use roupas compridas – calças e blusas – e, se vestir roupas que deixem áreas do corpo expostas, aplique repelente nessas áreas.
Fique, preferencialmente, em locais com telas de proteção, mosquiteiros ou outras barreiras disponíveis.
Cuidados
Caso observe o aparecimento de manchas vermelhas na pele, olhos avermelhados ou febre, busque um serviço de saúde para atendimento.
Não tome qualquer medicamento por conta própria.
Procure orientação sobre planejamento reprodutivo e os métodos contraceptivos nas Unidades Básicas de Saúde.
O Aedes aegypti é um mosquito doméstico. Ele vive dentro de casa e perto do homem. Com hábitos diurnos, o mosquito se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. A reprodução acontece em água limpa e parada, a partir da postura de ovos pelas fêmeas. Os ovos são colocados e distribuídos por diversos criadouros.
Em menos de 15 minutos é possível fazer uma varredura em casa e acabar com os recipientes com água parada – ambiente propício para procriação do Aedes aegypti. Veja as principais orientações:


Cuidados dentro das casas e apartamentos
- Tampe os tonéis e caixas d’água;
- Mantenha as calhas sempre limpas;
- Deixe garrafas sempre viradas com a boca para baixo;
- Mantenha lixeiras bem tampadas;
- Deixe ralos limpos e com aplicação de tela;
- Limpe semanalmente ou preencha pratos de vasos de plantas com areia;
- Limpe com escova ou bucha os potes de água para animais;
- Retire água acumulada na área de serviço, atrás da máquina de lavar roupa.
Fonte: Blog’s Plantão 24horas News e Yokin Paranatinga com informações do Repórter Marinaldo.