Desde a noite de sexta-feira (10), o navio Anna Karoline III está em Santarém, oeste do Pará. Após a chegada ao município, a embarcação atracou em um porto no bairro Prainha, próximo de onde está sendo construído o terminal hidroviário, e está à disposição da empresa proprietária (Erlonav Transportes) após passar por perícia no estado do Amapá, onde naufragou no dia 29 de fevereiro deste ano matando mais de 40 pessoas entre adultos e crianças.
Na manhã deste sábado (11), dezenas de pessoas atraídas pela curiosidade estiveram no porto para ver de perto a embarcação que está bastante avariada, com ferro retorcido, forro arrebentado, coletes e colchões cobertos de barro, roupas espalhadas pelo convés. O cenário é de guerra, chega a ser assustador.
Se a presença do navio gera curiosidade para alguns, para outros causa horror e já existe uma movimentação por parte de taxistas, mototaxistas, vendedores ambulantes e estivadores que atuam no porto administrado pelo município, para que a embarcação seja retirada de lá.
Navio Anna Karoline III está tracado em uma balsa particular — Foto: Maurício Rebouças/TV Tapajós