Para que o consumidor não tenha que procurar atendimento nas lojas da Equatorial Energia durante o período de distanciamento social, a empresa está possibilitando que o cadastro no Programa Tarifa Social de Energia Elétrica seja feito por meio de aplicativo de mensagens, e assim, conseguir descontos na conta de energia.
Os consumidores de toda a região oeste do Pará que se enquadram nos requisitos de tarifa social devem salvar na agenda do celular o número (91) 3217-8200.
No primeiro contato com a assistente virtual Clara, no WhatsApp, ela passará uma lista de opções de serviços, como: informar falta de energia, segunda via de conta, código de barra de pagamento e consulta de débitos. E, agora, ela também oferece o cadastro de tarifa social baixa renda, no qual o cliente deverá informar a conta contrato e seguir as orientações da assistente virtual, inclusive informando o número do NIS (Número de Inscrição Social), seja do titular da conta, seja de qualquer familiar que more na mesma casa.
Estar cadastrado na Tarifa Social é um dos pré-requisitos ao benefício que isenta os consumidores de baixa renda do pagamento da tarifa de energia entre 1º de abril e 30 de junho, segundo Medida Provisória (MP) publicada pelo Governo Federal.
Em recente levantamento, a empresa identificou que 523 mil famílias paraenses que podem ter acesso ao desconto na conta de energia, mas ainda não realizaram o cadastro.
A partir da solicitação, a Equatorial faz a confirmação no banco de dados do Governo Federal. Após a checagem e validação dos dados, caso esteja tudo certo com a documentação, o cliente passa a ter o benefício a partir da fatura seguinte. Já para o beneficiário que não é o titular da conta contrato, será necessário informar, além do número do NIS, outras informações do titular do NIS: nome completo, CPF, RG, data de nascimento e o nome da mãe.
100% de desconto na tarifa de energia
Por meio de uma Medida Provisória, o Governo Federal ampliou o benefício da Tarifa Social Baixa Renda para a população no contexto da pandemia de Covid-19. Com isso, a Equatorial Pará começou a implementar a isenção do pagamento referente à tarifa de energia elétrica para os clientes cadastrados na Tarifa Social Baixa Renda, que consomem até 220 kWh por mês.
O desconto será aplicado para as faturas emitidas no período de 01 de abril a 30 de junho, conforme previsto na MP. Para mais informações sobre quem tem direito a isenção, consulte o site da empresa.
Para fazer o cadastro na Tarifa Social, é importante que o NIS esteja ativo. E, para saber se o cadastro ainda está ativo, o cliente pode ligar para a Central de relacionamento da Secretaria Especial do Desenvolvimento Social do Ministério da Cidadania: 0800 707 2003 ou consultar a validade do NIS pelo aplicativo para smartphones, Meu CadÚnico, disponível para Android e IOS.
G1 Santarém