ITAITUBA

Caminhões são apreendidos transportando madeira ilegalmente

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin


Quatro caminhões transportando ilegalmente 23 toras de madeira das espécies Angelim e Maçaranduba, foram apreendido, 01h, do último sábado (20/07), na Avenida Curuá-Una, bairro Jaderlândia. A operação teve participação da SEMMA, Polícia Rodoviária Federal, ICMBIO, e IBAMA. 



Como não foi possível identificar a empresa responsável, os motoristas serão multados, por não estarem portando a guia florestal, documento indispensável para dar legitimidade ao transporte da madeira. A autuação tem como base a Lei 9.605/2009 (Lei de Crimes Ambientais), artigo 46 combinado com o artigo 70. 

Os caminhões foram levados para o pátio da SEMINFRA. De acordo com agentes de fiscalização da SEMA, foram apreendidos 85m2, o que resultará numa multa de R$ 25.500,00. 

Mesmo com o pagamento das multas, a madeira será objeto de inquérito administrativo, como materialização crime, além das medidas penais que serão tomadas. De acordo com o agente de fiscalização da SEMMA, Welton Sousa Costa, os órgãos de fiscalização estão atentos, principalmente em horários considerados improváveis. “Essa é uma forma de eles passarem com a madeira ilegal, mas nós estamos atentos”, asseverou o agente. 

Os motoristas dos 4 caminhões não quiserem informar de onde a madeira estava sendo retirada e nem qual seria o destino. 



Assessoria Interina de Comunicação/SEMMA

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS