ITAITUBA

Cavalo é abandonado no bairro Águas Lindas, em Ananindeua

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin


Um potro foi abandonado na manhã desta quarta-feira (19), no Conjunto Jardim Nova Vida, no bairro Águas Lindas, em Ananindeua. Segundo os moradores, desde cedo eles tentaram contato com o Centro de Controle de Zoonoses (CZZ) de Belém, mas não tiveram retorno pelos números que encontraram. A Delegacia do Meio Ambiente (Dema) que disse que nesta quinta-feira (20) fará o resgate do animal, mas afirma que ele pode não sobreviver.
              Moradora que denunciou o caso acredita que o animal era usado para trabalho. (Foto: Francisca Silva/Divulgação)

O potro, denominação para cavalo jovem, foi abandonado por volta das 10h da manhã desta quarta-feira (19). De acordo com o relato dos moradores a suspeita era de que o animal era usado para trabalho, ficou doente e o dono o abandonou.
Francisca Silva, moradora do bairro, foi ao local várias vezes e chegou a dar água para o animal. Ela disse que lamenta muito a situação. “A gente fica de mãos atadas, tentamos todos os órgãos que disseram que poderiam nos ajudar e nada, entre eles, Bombeiros e o Zoonoses. É muito triste isso”, lamenta.
Animal resgatado nesta quarta-feira, 19. Ela estava com larva de mosca no ouvido. (Foto: Edelvan Soares/Dema)


Abandono
Edelvan Soares, da Dema, explicou que a situação no bairro Água Lindas está complicada com o fechamento do lixão. “Recebemos diariamente denúncias de cavalos abandonados na área. Hoje mesmo resgatamos três, que foram levados para a UFRA, para serem atendidos pelo Projeto Carroceiro”, afirma.
Ao analisar as imagens, Soares explicou que pelo horário não teria como enviar uma equipe até o local e infelizmente acredita que o animal não sobreviverá. “Pela foto é possível ver que ele está caquético e já tem decúbito lateral e com extensão do pescoço. Isso não é um bom sinal, mas mesmo assim vamos ao local para verificar a situação”, garante.
Fonte: G1-Pará

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS

Últimas Notícias