ITAITUBA

‘CLIMA TENSO’: órgãos federais atuam no combate à mineração ilegal em Jacareacanga, no PA

A manifestação iniciou na manhã desta quarta-feira (26). Foto: Reprodução/Redes sociais.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Uma força tarefa, constituída pela Força Nacional, Polícia Federal e IBAMA, está no município de Jacareacanga, sudoeste do Pará, realizando ações de combate à garimpagem ilegal em alguns garimpos daquela região.

De acordo com informações, a equipe iniciou as fiscalizações no dia de ontem, terça-feira (25), em uma terra indígena conhecida como Sai Cinza. Já no dia de hoje, conforme informações da Polícia Militar, um grupo de indígenas e garimpeiros fez uma manifestação contra os órgãos federais.

Em vídeos compartilhados nas redes sociais, é possível ver o desenrolar da manifestação. Veja:

O assunto foi discutido, na sessão desta quarta-feira (26) da Câmara do Poder Legislativo Municipal de Itaituba, pelo Vereador Wescley Tomaz. Em seu discurso, o parlamentar defende que o Governo Federal deveria investir na recuperação das áreas degradadas.

“… O governo tem de fazer a parte dele, e cabe a nós dar uma solução. Itaituba recebeu 70 milhões de impostos relacionados ao ouro. Vamos fazer um projeto de lei federal para destinar 10% desse dinheiro para recuperar os garimpos degradados? […]”, disse Wescley. 

Vereador Wescley Tomaz. Foto: Jota Parente.  

 

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS