Com os eventos suspensos por causa da pandemia do novo coronavírus, vários artistas resolveram fazer os shows através das redes sociais, a famosa live – transmissão ao vivo. Com isso, comentários viralizam na internet e um deles foi de um detento do Centro de Recuperação Agrícola Silvio Hall de Moura (CRASHM), em Santarém, no oeste do Pará.
Penitenciária de Santarém
No comentário, o detento dizia estar acompanhando a transmissão de dentro do presídio, falava também que todos da cela estavam assistindo e ainda dizia o motivo de ter sido preso. Além desse detento de Santarém, mais dois dos presídios de Redenção e Tucuruí foram flagrados com o mesmo estilo de comentário.
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2020/z/e/cd3s4yR3yNub2jKPAnfw/whatsapp-image-2020-04-12-at-11.31.31.jpeg)
Após a repercussão, a Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap) fez a identificação dos presos e houve revista em todas as casas penais e os aparelhos celulares foram apreendidos.
De acordo com a nota da Seap, os três internos serão transferidos para a Região Metropolitana de Belém (RMB), e ficarão custodiados no Complexo Penitenciário de Santa Izabel, para cumprirem 10 dias de isolamento respondendo por medida disciplinar.
Ainda segundo a Seap, todo o procedimento de segurança foi realizado com base no protocolo de segurança e conduta da Seap. Além da abertura do Boletim de Ocorrências, os presos responderão Procedimento Disciplinar Penitenciário (PDP).
G1 Santarém