ITAITUBA

Consep elege novos conselheiros representantes do Sistema de Segurança Pública do Estado

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin


O Conselho Estadual de Segurança Pública (Consep) elegeu, na manhã desta sexta-feira (4), os novos conselheiros representantes das Entidades de Trabalhadores do Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social. A eleição ocorreu no plenário da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (Segup).

Foram eleitos para assumir o biênio 2021/2022 o perito criminal Cesar Figueiredo Cursino, representante da Associação dos Peritos Oficiais do Estado do Pará (ASPOP), como conselheiro titular; além dele, o delegado de Polícia Civil Francisco Bismarck Borges Filho, representante da Associação dos Delegados de Polícia da Pará (ADEPOL), como conselheiro suplente. 

A eleição contou com a presença da comissão formada pelas conselheiras Suzany Risuenho Brasil (CEDECA), Maria Luiza Carvalho Nunes (CEDENPA), Maria de Fátima Matos Silva (SDDH) e ainda, do secretário executivo do Conselho Estadual de Segurança Pública, o Coronel Marcello Augusto Leão Bastos.

O novo conselheiro titular eleito, Cesar Figueiredo Cursino, destaca a importância em ter um representante da área de Segurança Pública no Consep. “É essencial a participação da representação dos trabalhadores no órgão de deliberação máxima do SIEDS, pois é aqui que se elaboram as políticas de Segurança Pública para todo o Estado do Pará. Os trabalhadores formam um contingente de mais de 30 mil pessoas, por isso é importante essa participação, embora entendamos a necessidade de aumentá-la”, disse.

Consep

O Conselho Estadual de Segurança Pública (Consep) foi criado a partir da Lei nº 5.944, de 2 de fevereiro de 1996, alterado pela Lei 7.584, de 28 de dezembro de 2011 e pela Lei 8.906, de 4 de novembro de 2019, com inclusão de novos membros, e integra a estrutura do Sistema Estadual de Segurança Pública e Defesa Social (Sieds), como órgão superior de deliberação colegiada.

O Consep é presidido pelo secretário de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, e tem como missão institucional discutir e decidir sobre as políticas públicas e as ações da área de Segurança Pública no Pará e o seu funcionamento. O colegiado atualmente é composto por 18 membros, sendo nove conselheiros natos.

Fonte: Governo PA

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS

error: Entre em contato conosco para solicitar o uso de nosso conteúdo