Nesta época do ano o nível dos rios da região sobe bastante, preocupando a população ribeirinha. Na estrada do Bis, o rio Bom Jardim está com um volume da água bem elevado, mas ainda não está comprometendo o trafego na via. Já o Tapajós subiu bastante nas últimas semanas, deixando boa parte dos moradores do bairro São José preocupados com o nível da água.
A Defesa Civil está fazendo o monitoramento do local para saber se a cheia do Tapajós representa algum risco aos moradores. Ulisses Moreira Conde, coordenador da Defesa Civil afirma que a situação da cheia é comum em todos os anos e que a estimativa é que suba mais 70 cm o nível da água e depois normalize.
Coordenador Defesa Civil. Foto: Kaio Ferreira
O coordenador também comentou sobre serviço de reconstrução das pontes que dão acesso às residências, que foi interrompido devido às chuvas, mas que a previsão é que retorne no verão.
Além de acompanhar diariamente nível do rio Tapajós, a Defesa Civil também está orientando os moradores para os cuidados que devem tomar tendo em vista os riscos, principalmente para quem mora em áreas de palafitas.
Fonte: Plantão 24horas News com informações do repórter Marinaldo Silva