ITAITUBA

Corpo de Bombeiros de Itaituba orienta sobre o uso de fogos de artifício em festas de final de ano

Foto: reprodução

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

O Corpo de Bombeiros Militar de Itaituba, alerta e orienta a população a tomar os devidos cuidados ao utilizar fogos de artifício, para que o momento de celebração não se transforme em tragédia com acidentes com queimaduras e incêndios.

O recomendável mesmo é não utilizar esse tipo de distração, mas se o cidadão insistir, deve atentar para a aquisição dos produtos somente em lojas especializadas e devidamente credenciadas pelos Bombeiros. O SGT Alexandre, introduz sobre o produto e riscos que o mesmo oferece.

“Os fogos de artifício em si ele parece ser um mecanismo de fácil manipulação, porém ele oferece alguns riscos à saúde de quem está manuseando e a terceiros. Então é preciso verificar as condições do artefato, data de validade, bem como seu mecanismo de acionamento”, destaca SGT Alexandre.

Outra recomendação é ler as instruções da embalagem dos fogos de artifício. A utilização deles deve ser feita somente por adultos e em ângulo de 90° em relação ao solo.

É importante que a pessoa não tenha consumido bebida alcoólica, que não esteja em estado de alteração da coordenação motora, o que pode causar acidentes – que são muito comuns na verdade, pois o controle da motricidade fica prejudicado.

Além disso, o SGT afirma que o ideal é que o local de lançamento seja em ambiente aberto, sempre observando o direcionamento da pistola do artefato.

Para ambientes internos, se for o caso, existem os fogos chamados ‘indoor’, porém a aquisição deve ser bastante criteriosa, pois existem materiais de baixa qualidade, que são rotulados indevidamente.

“A recomendação que a gente deixa para a população de Itaituba, é o máximo de cuidado ao fazer a utilização desse artefato, que é perigoso e causa riscos às pessoas que estão ao redor”, finaliza.

 

Plantão 24horas News

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS