ITAITUBA

Crianças ganham festa junina e sessão fotográfica dentro de hospital, em Santarém

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin


A manhã desta quinta-feira (25) foi bem diferente para as crianças internadas nos quartos e leitos pediátricos do Hospital Regional do Baixo Amazonas, em Santarém, no oeste do Pará. Os pequenos participaram de uma sessão fotográfica e de brincadeiras tradicionais de festas juninas, como pescaria e entrega de presentes.

A ação foi organizada pela equipe de terapia ocupacional do HRBA, que aproveitou o período de festas juninas para levar uma atividade especial, que amenizasse a angústia dos pacientes mirins, que precisam lidar com a internação hospitalar em tempos de pandemia do novo coronavírus.

Crianças aproveitaram festa junina do HRBA para tirar fotos caracterizados dentro do hospital — Foto: Ascom/HRBA

Mas, por algumas horas, eles puderam ser apenas crianças aproveitando o arraial improvisado. “Diante do cenário em que vivemos de enfrentamento de uma pandemia, as crianças não podem sair do quarto como faziam antes nas atividades da terapia ocupacional, então tivemos a ideia de trazer as atividades para o leito para ressignificar a data comemorativa, proporcionar momentos lúcidos em referência à festa de São João, minimizar os impactos negativos da hospitalização e promover qualidade de vida”, afirmou Samara Klaim, terapeuta ocupacional do HRBA.


Um dos que mais aproveitou a festa junina foi o Gabriel Ferreira, de apenas 4 anos, que está em tratamento oncológico. O pequeno brincou de pescaria e se divertiu com o clima junino no hospital. Para a mãe, Greiciane de Almeida, a terapia ajuda ambos.


“Ele gosta muito, se diverte. Quando chega nesse hospital é só uma alegria, quer abraçar todo mundo, gosta de estar na escolinha, gosta das brincadeiras. São momentos que tiram a gente um pouco da rotina de hospital e nos deixam menos preocupados”, destacou.

A ação aconteceu dentro dos quartos e leitos pediátricos, respeitando o isolamento e a segurança necessária para o momento. As atividades foram realizadas seguindo todos os protocolos de segurança recomendados pelo Ministério da Saúde, com todos os profissionais utilizando Equipamentos de Proteção Individual (EPI).

O mais importante foi levar momentos de felicidades às crianças. “São atividades que trazem alegria ao paciente, relaxamento e todas as sensações favorecem o estado neurológico, proporcionam a geração de substâncias que geram bem-estar, e tem resultados diretos no tratamento”, destacou a médica pediátrica do hospital regional, Rosângela Lima.

O Hospital Regional do Baixo Amazonas é referência no tratamento de média e alta complexidade para 30 municípios do oeste do Pará. A unidade também tem atuado na recuperação de pacientes com a Covid-19. Atualmente, o HRBA possui 52 leitos de Unidade de Terapia Intensiva exclusivamente para o atendimento de casos suspeitos ou confirmados do novo coronavírus.

G1 Santarém 

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS