ITAITUBA

Descumprimento ao código municipal de postura pode gerar multa e prisão, em Itaituba.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin


A luta do Poder Público é grande contra o lixo na vias públicas. Seis (06) caminhões papa lixo fazem todos os dias as rotas de acordo com o cronograma da SEMINFRA-Secretaria de Infraestrutura, via Diretoria de Urbanismo. Porém, apesar desse trabalho ser frequente nos bairros da cidade, que recebem a coleta de lixo três (03) vezes por semana, alguns moradores não respeitam os horários e dias, fazendo das ruas lixeiros.

Lixo na esquina 5° rua bairro com a justo chermont, bairro Perpétuo Socorro e um veículo na estrada de barreiras jogando lixo na beira da estrada.
Apesar de as coletas serem frequentes, ainda é possível registrar a falta de compromisso de algumas pessoas que insistem em proliferar a contaminação em vias pública e rural.
Esta semana, dois casos foram registrados; um em pleno centro da cidade, em que os moradores de uma área que abrange a quinta rua da cidade baixa insistem em colocar seus lixos domésticos em horários contrários aos que são orientados, fazendo os descartes em horários contrários aos determinados pela SEMINFRA para o recolhimento do papa lixo. 
Em consequência, acontece cenas que há muito tempo não fazem mais parte do cenário de Itaituba, como por exemplo; urubus famintos espalhando o lixo, deixando as ruas e a frente das casas de quem cumpre com suas obrigações infestadas de lixo. 
Por outro lado, os espertalhões que tambem não fazem seu dever de casa, colocando seu lixo no horário e lugar apropriado para ser recolhido pelo papa lixo se livram do próprio lixo que produziu usando de meios escusos para despejar em qualquer lugar. Foi o que aconteceu neste flagrante: um caminhão com algumas pessoas encostou na margem da estrada do Curral Redondo e despejou toda a sujeira ali, deixando para trás um rastro da falta de compromisso com o bem da cidade.
Essas atitudes desrespeitando o Código de Postura do município, faz valer multa e prisão para quem desobedecer a Lei Municipal N°2000/2009.
A Secretária da SEMINFRA, Ana Cleide Gomes, ressalta que os fiscais devem identificar o proprietário do caminhão, para notificá-lo e em caso de reincidência, deverá ser multado. Referente aos moradores do trecho que compreende a quinta rua da cidade baixa, na nesta quarta-feira dia ,22, o Diretor de Urbanismo Hélio Silva irá esclarecer mais uma vez aos moradores do horário que devem descartar o lixo na rua, para ser recolhido pelo papa lixo.

Plantão  24horas News, com informações da Ascom/PMI

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS

error: Entre em contato conosco para solicitar o uso de nosso conteúdo