ITAITUBA

Detran oferta cursos para mais de 170 condutores de Tailândia e Itaituba

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin


Reciclar o conhecimento sobre as normas de trânsito e incrementar a renda dos profissionais que atuam no transporte de pessoas são os objetivos dos cursos de Atualização de Mototaxista e Taxista e o de Formação de Transporte de Passageiro, promovidos pelo Detran nos municípios de Tailândia e Itaituba.

Os cursos atualizam os conhecimentos dos profissionais a cada cinco anos, conforme determina a Resolução Nº 410 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), e foram iniciados em 30 de novembro e seguem até 18 de dezembro.

“Serão duas semanas de aprendizado teórico e prático sobre as novas exigências das leis, que precisam  ser conhecidas e adotadas pelos condutores”, explica o instrutor do  Detran, Elvis Miranda. 

Em Itaituba, mais de 120 mototaxistas participam da formação. Além de ser uma obrigatoriedade prevista em lei, o maior mérito do curso é qualificar os profissionais que exercem atividade remunerada sobre as adversidades do trânsito.

“É uma atividade de risco, por isso quanto mais preparado estiver o condutor, mais segurança vai oferecer a ele próprio e à população”, ressalta o chefe de operações do Detran, em Itaituba, Valdir Silva. 

Fábio Teixeira trabalha como mototaxista em Itaituba. Para ele, a formação é uma oportunidade de aperfeiçoamento para exercer a profissão com mais segurança, estabilidade e amparo legal. “Espero que essa parceria entre o Detran, o nosso sindicato e a categoria cresça cada vez mais para nos favorecer com atividades como essa”, declarou.

Em Tailândia, o curso abrange 23 mototaxistas, 23 taxistas e 10 formações de profissionais de condutores de transporte coletivo de passageiros. Mototaxista na cidade desde 2016, Francisco Edson participa do curso pela segunda vez.

“Agradeço a todos que se disponibilizaram a vir aqui oferecer esse curso para nós. Ele é de suma importância, porque cada dia que vivenciamos o trânsito, aprendemos algo, novas maneiras de manusear a motocicleta, além de praticar uma nova forma de conviver no trânsito. Então, esse curso vai contribuir demais, até porque no trânsito temos que ficar sempre preparados”, afirmou o trabalhador Francisco Edson.

O curso é realizado em parceria com os órgãos municipais de trânsito e com as associações e sindicatos representantes das categorias. “Este curso proporciona aos profissionais da área uma nova forma de trabalhar, desenvolvendo cotidianamente o que eles aprenderam no curso, atendendo melhor a população de Tailândia”, destaca o sargento Vicente Siqueira, diretor da Secretaria de Trânsito de Tailândia.

Os cursos de atualização já foram realizados nos municípios de Abaetetuba, Paragominas, Moju, Castanhal e Xinguara.

Fonte: Governo PA

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS

error: Entre em contato conosco para solicitar o uso de nosso conteúdo