ITAITUBA

Em Altamira PRF e PF realiza apreensão de peixe ameaçado de extinção

Peixes ornamentais apreendidos. Foto: Reprodução/PF

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

A Polícia Federal em conjunto com Polícia Rodoviária Federal, após um trabalho de investigação, realizaram uma ação de fiscalização na BR-230, próximo ao município de Altamira. Na ocasião, os policiais flagraram dois indivíduos transportando exemplares do peixe Hypancistrus zebra (cascudo zebra), oriundos do Rio Xingu, que é uma espécie ameaçada de extinção tendo, por consequência, sua coleta, comércio e transporte proibidos pela legislação em vigor.

Foto: Reprodução/PF

A PRF realizou a abordagem do veículo na entrada do Ramal dos Cocos próximo a rotatória de acesso a Vitória do Xingu/PA. Nesse momento, os policiais perceberam o nervosismo dos envolvidos e a apreensão exagerada de ambos. Após serem questionados sobre a existência de algo ilícito no veículo, negaram. Foi, então, solicitado que apresentassem os documentos de porte obrigatório do motorista e de identificação do passageiro – ambos os documentos estavam em conformidade a legislação.

Após a identificação, foi realizada uma busca minuciosa no automóvel, momento em que foi encontrado no interior do veículo um pequeno volume de água e aproximadamente 100 peixes de aspecto ornamental, da espécie Hypancistrus zebra (cascudo zebra). Questionados sobre os animais, disseram conhecer da ilegalidade do ato, pois um dos flagranteados informou ter sido preso, no ano de 2015, pela Polícia Federal no aeroporto de Manaus/AM transportando uma carga de 490 unidades dessa mesma espécie.

Foto: Reprodução/PF

Os policiais deram voz de prisão aos envolvidos e os conduziram à Delegacia da Polícia Federal em Altamira/PA, que realizou a lavratura do flagrante. Nesse momento, foram apreendidos 83 exemplares de peixes ornamentais e os envolvidos foram efetivamente presos em flagrante pelo crime de Tráfico de Peixes Ornamentais, incidindo no artigo 34, parágrafo único, inciso III da Lei nº 9.605/1998. Esta é a quinta apreensão de peixes ornamentais realizada pela Delegacia de Polícia Federal de Altamira/PA em menos de um ano.

Fonte: Comunicação Social da Polícia Federal em Altamira/PA

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS