ITAITUBA

Em áudio de WhatsApp, Prefeito de Itaituba faz alerta sobre o aumento dos casos da COVID-19

Municipio de Itaituba. Foto: Reprodução

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Via áudio, divulgado nas redes sociais, o Prefeito de Itaituba, Valmir Climaco, mais uma vez, alerta á população quanto ao aumento dos números de casos de COVID-19 no município, o que tem contribuído para a superlotação de UTIs hospitalares.

Valmir afirma que recebeu do secretário de saúde do município, Iamax Prado, uma informação de que todos os leitos do Hospital Regional do Tapajós (HRT) estão lotados.

“[…] todos os 25 leitos do Regional estão lotados, não tem mais vaga nenhuma. Dessas pessoas que estão hospitalizadas, tanto na UTI quanto como nos outros procedimentos, 14 são de Itaituba; os outros, de outros municípios, principalmente de Santarém. Lá em Santarém, está tudo lotado. A situação já está muito delicada […]. Nunca no munícipio de Itaituba teve tão lotada a UPA e nem o Regional, como está hoje. Hoje, nós só temos uma vaga na UPA. O Regional está lotado.

Em virtude da calamidade, o prefeito destaca que, a partir de hoje, serão tomadas as providências para evitar um possível futuro colapso no município.

“Amanhã, nós vamos, com certeza, tomar algum tipo de decisões que, talvez, muita gente não aceite. Nós vamos fazer uma videoconferência com profissionais da saúde. A partir daí, vamos ver que medida vamos tomar […]”

Para mais, enfatiza que as pessoas devem cumprir as medidas sanitárias para a prevenção do vírus e, quando sentir qualquer sintomas parecidos aos da COVID-19, procurar imediatamente as unidades hospitalares do município.

“As pessoas que tem o sintoma dessa doença tem de se cuidar logo. Então, as pessoas não estão se cuidando. A máscara é muito interessante as pessoas usarem, mas não estão usando. Mas você vê que as pessoas só estão procurando a UPA quando estão muito doente. Essa doença se for cuidada lá na hora do resfriado, na hora que a garganta começar coçar, lá nos primeiros minutos de febre, a chance de você não ser hospitalizado é muito grande […]”, disse.

“Eu viajei por vários lugares e vi que ninguém entra sem máscara em canto nenhum. A polícia barra a gente e pede para colocar a máscara. Eu não queria fazer uma pergunta: o que é que o povo quer? Tá morrendo! Hoje mesmo, morreram duas pessoas, e o povo sem máscara no meio da rua, brincando (faz festas lotadas de ponta a ponta). Ninguém consegue controlar, principalmente bêbado”, complementou.

Por fim, Climaco destaca que, a partir de hoje, quinta-feira (14), a transitação de pessoas entre os estados do Pará e do Amazonas está proibida, conforme o Decreto Estadual 1.273/2020. A medida visa prevenir a proliferação da COVID-19.

“… O governador já decretou que, a partir de amanhã, não pode entrar ninguém do Amazonas no nosso município, principalmente de Manaus (nem de avião, nem por água e nem de jeito nenhum), finalizou.

Boletim Epidemiológico da COVID-19 em Itaituba

O boletim divulgado pela Secretaria de Saúde (SEMSA) por volta das 10h de ontem, terça-feira, 13/01, aponta que no município de Itaituba há:

– 7.219 casos confirmados;

– 124 óbitos;

– 9.396 descartados;

– 2.378 casos suspeitos;

– 6.394 recuperados.

Fonte: Plantão 24horas News

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS

error: Entre em contato conosco para solicitar o uso de nosso conteúdo