A população de 24 bairros de Belém ficou sem água por causa de um desligamento programado pela Cosanpa para a realização de obras no Parque Estadual do Utinga. O serviço deveria ter sido normalizado no domingo (5), mas um incêndio provocado por curto-circuito nos quadros de comando da Estação Bolonha provocou um atraso na normalização do abastecimento de água na Grande Belém.
A tubulação na Cremação permanece jorrando água no início da manhã desta terça-feira (7). Moradores de outros bairros também foram ao local pegar água para levar para casa. Muitos reclamam do alto custo da água mineral e afirmam que também precisam da água para tomar banho e ir trabalhar.
De acordo com a Cosanpa, equipes trabalharam durante a madrugada para reestabelecer o fornecimento de água na cidade. Cerca de 80% do sistema elétrico, que havia sido comprometido, já estaria recuperado.
A Cosanpa afirma ainda que, com isso, o fornecimento de água que já havia começado na segunda-feira avançou e o retorno gradativo será maior durante a manhã desta terça-feira nos bairros Arsenal, Cidade Velha, Comercio, Campina, Reduto, Batista Campos, Umarizal, Nazaré, parte do Telégrafo, Guamá, Cremação, Condor, Jurunas, Marco, Curió-Utinga e Souza.
Ao longo do dia, com a finalização da recuperação do sistema elétrico, deverá ser normalizado o fornecimento de água em outros bairros como São Brás, Canudos, Fátima, Terra Firme, Sacramenta, Pedreira, parte do Telegrafo, Malvinas (Casota), Guanabara, Marambaia, Jaderlandia, Cidade Nova e Guajará.
Fonte: G1-Pará