ITAITUBA

Em Itaituba (PA), operação integrada resulta na apreensão de motocicletas com escapamento adulterado e usadas em manobras perigosas

A operação aconteceu de maneira integrada entre ROCAM, COMTRI e DETRAN. Foto: Reprodução/ROCAM.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Uma equipe de Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas (ROCAM), Coordenadoria Municipal de Trânsito (COMTRI) e Departamento de Trânsito do Estado do Pará (DETRAN) realizaram, no último sábado (03), no Loteamento Verde-Amarelo, em Itaituba (PA), operação que resultou na apreensão de motocicletas, as quais realizavam manobras perigosas (empinando a motocicleta) e, sobretudo, tinham escapamento adulterado.

De acordo com a polícia, essa prática tem ganhado bastante relevância no município de Itaituba, nos finais de tarde e início da noite, varando pela madrugada. A Polícia Militar por meio do serviço de 190 tem recebido bastantes reclamações pelo fato de muitos condutores, muitas vezes, desabilitados, estarem perturbando o sossego alheio e pondo em risco a integridade dos populares, uma vez que quem pilota motocicleta em uma roda só perde o equilíbrio e compromete a segurança de terceiros.

Os condutores tiveram seus veículos removidos da malha viária por estarem em desacordo com Art. 230, que diz: “… Conduzir o veículo: XI – com descarga livre ou silenciador de motor de explosão defeituoso, deficiente ou inoperante;), o que constitui Infração – grave, cuja Penalidade é multa; Medida administrativa – retenção do veículo para regularização; e com o Artigo 244, inciso III, do CTB, empinar moto (ou, em outras palavras, conduzir motocicleta equilibrando-se apenas em uma das rodas) é uma infração gravíssima, cujas penalidades são bastante rígidas. O condutor flagrado empinando moto poderá sofrer as seguintes consequências, segundo o art. 244, inciso III, do CTB: Multa no valor de R$ 293,47, Suspensão automática do direito de dirigir:”.

Conduzir motocicleta em apenas uma das rodas é uma infração autossuspensa, o que significa que o condutor terá a sua Carteira Nacional de Habilitação (CNH) suspensa, independentemente de quantos pontos tenha acumulados no documento, ressaltou os agentes de trânsito. Vale lembrar que, na suspensão da CNH, o condutor estará proibido de conduzir veículos automotores por prazo determinado pelo DETRAN. Cumprido esse prazo, ele terá, ainda, que passar pela frequência obrigatória no Curso de Reciclagem e realizar uma prova teórica sobre o conteúdo visto nesse curso.

Os menores pegos nessas práticas terão os seus veículos, bem como serão responsabilizados os proprietários dos referidos veículos, como reza o Artigo 163 que prevê que entregar a direção para pessoa não habilitada é uma infração gravíssima e deve ser punida com multa e apreensão do veículo. Como medida administrativa, o documento de habilitação deve ser recolhido.

“Os empinadores de moto e os condutores com descargas barulhentas em Itaituba estão com os dias contados. A partir de agora iremos realizar operações esporádicas em horários inopinados que visam a diminuição e até a extinção por completo dessa mazela no nosso município juntamente com os dois órgãos de trânsito de Itaituba. O cidadão, após um dia de trabalho merece seu merecido descanso, e não mediremos esforços a partir de agora para que essa problemática cesse”, relatou o comandante da ROCAM em Itaituba.

Fonte: Plantão 24horas News.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS

error: Entre em contato conosco para solicitar o uso de nosso conteúdo