ITAITUBA

Embarque por reconhecimento facial é testado no Aeroporto de Salvador

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin


source

Olhar Digital

undefined
Luiz Nogueira

Aeroporto de Salvador testa embarque por reconhecimento facial

Desde a última segunda-feira (14), o Aeroporto de Salvador está participando do projeto Embarque +Seguro , que permite o embarque de passageiros usando reconhecimento facial . Com isso, o local se torna o segundo do país a participar da iniciativa – o primeiro foi o aeroporto internacional de Florianópolis (SC).

A solução, que foi desenvolvida pela Serpro em parceria com o Ministério da Infraestrutura, dispensa a utilização de documento para que o passageiro possa entrar na aeronave . Isso porque a verificação será feita com base nos dados e em uma foto tirada na hora. Essas informações serão então comparadas com bases do governo que possuem fotos para identificação.

Para garantir a identidade dos passageiros, o Embarque +Seguro vai usar, além da base de dados do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), o sistema a base do Tribunal Superior Eleitoral ( TSE ).

Isso quer dizer que não só motoristas poderão utilizar o serviço de reconhecimento facial, mas também todos os eleitores que fizeram o cadastro biométrico completo junto ao TSE. Estima-se que, ao todo, sejam 67 milhões de CNHs e 120 milhões de eleitores cadastrados com biometria facial.

Preocupação de segurança com o reconhecimento facial

Apesar da facilidade, a questão do reconhecimento facial em aeroportos levanta muitas preocupações de segurança. No entanto, segundo Gileno Gurjão Barreto, presidente do Serpro, não há motivo para se preocupar.

“A tecnologia do Embarque +Seguro combina validação biométrica com análise de dados, garantindo uma conferência precisa e segura da identidade do cidadão. A solução tem por premissa a segurança no tratamento e a proteção dos dados pessoais dos passageiros contra uso indevido ou não autorizado, estando alinhado à Lei Geral de Proteção de Dados”, afirma.

No futuro, espera-se que, além de agilizar o embarque, a novidade possa fornecer uma experiência personalizada para os passageiros. Usando o app, por exemplo, os usuários poderão ser avisados de quanto tempo falta para o voo, além de qual rota mais rápida para chegar ao portão de embarque.

Fonte: Serpro

O post Aeroporto de Salvador testa embarque por reconhecimento facial apareceu primeiro em Olhar Digital .

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS

error: Entre em contato conosco para solicitar o uso de nosso conteúdo