ITAITUBA

Empresário de Itaituba relata que quase teve conta de WhatsApp “hackeada” em uma tentativa de golpe

Print de parte da conversa. Foto: Reprodução.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Em um áudio que repercute nas redes sociais, um empresário itaitubense relata que quase teve sua conta de WhatsApp clonada ou hackeada em uma tentativa de golpe.

Segundo ele, o caso aconteceu no dia 18 de março quando uma pessoa que se identificou como “Fabiana” o contatou informando ser do Sistema Único de Saúde (SUS). De início, a pessoa indagou-o com, pelo menos, 5 perguntas voltada à COVID-19.

“Hoje, 18 de março, passar uma informação de um golpe que quase me pegaram agora a pouco. Então, compartilhar aqui com vocês. O cidadão ligou conversando uma conversa bonita dizendo que era uma pesquisa muito rápida de 5 perguntas apenas do Ministério da Saúde, se alguém da família pegou, se não tinha pego, se minha atividade estava aberta… Coisas bem rápidas de se responder […]”, disse.

Para mais, disse que ele teria sido selecionado para tomar a dose da vacina. O homem respondeu que não pertencia ao grupo de risco. Em resposta a ele, “Fabiana” afirmou que outros grupos estavam sendo selecionados. Em seguida, solicitou que o homem confirmasse seu nome e falou que iria enviar uma senha para ele tomar a dosagem do imunizante em um posto de saúde. (veja as conversas no print abaixo).

Print da conversa. Foto: Reproduçao.

Após a conversação, o homem destaca que chegou um SMS em seu celular. Ele olhou e constatou que a mensagem recebida era do WhatsApp e se tratava de um código de segurança para liberação de sua conta. Ou seja, pelas características, a pessoa estava tentando clonar o seu WhatsApp.

“… Aí, ele disse: ‘olha eu estou dando baixa no seu número para outra pessoa não ligar. Para você não ser incomodado novamente. Muito obrigado. O Ministério da Saúde agradece. Você pode confirmar se recebeu o SMS com o código?’ Aí, quando eu olhei o SMS, era uma mensagem do WhatsApp; ou seja, ele estava tentando acessas o meu WhatsApp naquele momento e aquele era o código de segurança do WhatsApp para ser liberado meu WhatsApp para eles. Então tomem cuidado”, finalizou.  

Fonte: Plantão 24horas News.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS