Os dias ficaram mais longos e as noites mais curtas para grande parte da população que, tentando se proteger da Covid-19, tem passado o dia todo dentro de casa. E para cumprir as determinações de distanciamento social, o celular se tornou um grande aliado, mas isso pode representar um grande perigo. O uso constante do aparelho é feito por adultos, adolescentes e por crianças, que usam o dispositivo para assistir conteúdos ou até mesmo para jogos virtuais.
Foto: Reprodução Google.com
Especialistas garantem que, quanto maior o uso, mais o aparelho se desgasta, ou seja, perde a vida útil e um dos primeiros sinais é o descarregamento rápido da bateria. Para não deixar o aparelho se desconectar, os usuários buscam auxílio de benjamins e extensões para “carregar o celular”, com frequência, mesmo quando já há a carga total da bateria. Mas, esse costume é altamente perigoso e pode trazer uma série de riscos para o usuário, devido a possíveis explosões ou descargas elétricas.
Além da quarentena, o período também é bastante chuvoso na região, o que torna ainda mais agravante a relação, quando o aparelho está ligado na tomada. O ideal é evitar utilizar, não só o celular que estiver recebendo carga, mas qualquer outro eletrodoméstico durante uma chuva intensa. Vale ressaltar que não é recomendado carregar o celular em ambientes úmidos, porque a água é uma boa condutora de eletricidade, potencializando o risco de curto circuito e de choque elétrico.
Plantão 24horas News.