ITAITUBA

Estado destaca compromisso com a segurança no primeiro ano de criação da Seap

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin


Honrarias, premiações de destaques, entrega de blindados e o lançamento do aplicativo SEAP+ marcaram o encerramento da programação comemorativa ao primeiro ano de criação da Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (Seap), instituída pela Lei nº 8.937, em 3 de dezembro de 2019. Com a presença do governador Helder Barbalho, a solenidade ocorreu nesta quinta-feira (3), a partir das 15 h, no Teatro Margarida Schivasappa, na sede da Fundação Cultural do Pará, em Belém.O governador Helder Barbalho mostra a condecoração, ao lado da primeira-dama, Daniela Barbalho, e dos secretários Jarbas Vasconcelos e Ualame Machado

Um dos destaques foi o lançamento do aplicativo SEAP+, que será disponibilizado para celulares, tabletes e computadores. O aplicativo foi desenvolvido para facilitar o acesso à identidade do servidor, ao novo Infopen, e, em casos de emergência, poderá ser usado o “botão de pânico”, o qual vai direcionar o link ao Ciop (Centro Integrado de Operações), que acionará a viatura mais próxima ao local da ocorrência. O investimento no SEAP+ visa tornar mais acessível as buscas e oferecer maior segurança aos profissionais do sistema penitenciário.

Segundo o secretário de Estado de Administração Penitenciária, Jarbas Vasconcelos, há muito que comemorar no primeiro ano da Secretaria, já que 2020 também marca a consolidação das ações de segurança pública, com índices decrescentes de criminalidade. “A criação da Seap foi uma medida das mais acertadas, das medidas que o Estado do Pará precisava há muito tempo, como forma de conter e controlar a criminalidade. Hoje estamos parabenizando os servidores, que com trabalho interligado, permitem este momento virtuoso que estamos vivendo”, ressaltou.Helder Barbalho e outras autoridades na solenidade oficial

Na avaliação do secretário de Estado de Segurança Pública e Defesa Social, Ualame Machado, a Seap contribuiu em um ano para a segurança pública, concretizando o que não foi feito em décadas. “Mais uma vez eu registro meus parabéns. Registrar os parabéns a cada servidor também da Seap, que neste momento constrói, juntamente com o dr. Jarbas Vasconcelos, na sua liderança, este novo mundo da segurança pública”, disse o secretário.

Compromisso – O governador Helder Barbalho foi condecorado com Medalha de Honra ao Mérito, assim como outras autoridades que contribuíram para a criação e consolidação da Secretaria, ajudando o Pará a se tornar referência nacional na evolução da segurança pública, garantia de leis e cumprimento de direitos.O governador ao lado de autoridades condecoradas pela Seap

Ele afirmou estar cada vez mais convicto do acerto em criar a Seap, e destacou a importância do chefe de Estado para a garantia da segurança pública. “O desafio de eu ter sido escolhido trazia a obrigação de procurar uma solução para que a população paraense tivesse paz”, disse Helder Barbalho.

Em 2020, o Pará foi o estado que alcançou a maior redução nos índices de violência no Brasil. Segundo o governador, não há como pensar em segurança nas ruas sem considerar o controle do sistema penitenciário, visto que o sistema não funciona como um componente estratégico isolado “no mesmo nível das investigações da Polícia Civil, da perícia pelo ‘Renato Chaves’, pelo ostensivo da Polícia Militar. Um está vinculado ao outro”, frisou o chefe do Executivo.Helder Barbalho ressaltou a importância da criação da Seap para o combate à criminalidade

Unidades Padrão – Para Geraldo Gomes, diretor do Centro de Recuperação Penitenciário do Pará III (CRPP III), que recebeu o troféu de Unidade Padrão em Segurança, a gestão está sendo feita de forma responsável e sempre respeitando servidores e pessoas privadas de liberdade. “Agradeço a todos que direta ou indiretamente contribuem para o crescimento da unidade. Todos os servidores, em todas as funções e setores, são importantes para alcançarmos esse resultado. Agradeço a todos”, declarou.

O troféu também contemplou o Centro de Reeducação Feminino, em Ananindeua, que recebeu o prêmio de Unidade Padrão em Atendimento Carcerário Feminino; o Centro de Recuperação Regional de Capanema, que se destacou como Unidade Padrão em Gestão; o Presídio Estadual Metropolitano III, como Unidade Padrão de Assistência, e a Cadeia Pública de Jovens e Adultos, considerada Unidade Padrão em Atendimento Carcerário Masculino.

Também participaram da solenidade, na mesa oficial, a primeira-dama do Estado, Daniela Barbalho; o deputado estadual Júnior Hage; o juiz Deomar Barroso, da Vara de Execuções Penais da Região Metropolitana de Belém; o defensor público-geral João Paulo Ledo, e o procurador Edivar Cavalcante, do Ministério Público do Pará.

Fonte: Governo PA

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS

error: Entre em contato conosco para solicitar o uso de nosso conteúdo