ITAITUBA

Estado doa área para criação de parque industrial em Marituba

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin


O governador Helder Barbalho participou nesta segunda-feira (14) da solenidade de inauguração da Estação Cidadania/Esporte do município de Marituba, na Região Metropolitana de Belém. Na oportunidade, o chefe do Poder Executivo Estadual oficializou a transferência de uma aérea de 1.327 hectares para que seja instalado um parque industrial no município. A medida também regulariza títulos fundiários urbanos de nove bairros, abrangendo 13 mil residências e beneficiando 48 mil famílias. 

A regularização fundiária foi realizada pelo Instituto de Terras do Pará (Iterpa) e compreende a área entre a estrada da Alça Viária e a antiga fábrica da Pirelli. O governador Helder Barbalho destacou que a medida tem como objetivo garantir segurança jurídica documental para atração de empresas e investimentos que permitirão o desenvolvimento socioeconômico do município.

“Temos que buscar garantir que as vocações de cada cidade sejam potencializadas para gerar empregos. Devemos enfrentar esse desafio para dar oportunidades para as pessoas. Particularmente, Marituba tem por vocação, pela localização, a oportunidade de atração de indústrias e empresas que podem vim se instalar”, destacou. 

Helder Barbalho ponderou, ainda, que o novo equipamento público e a regularização fundiária vão ao encontro da política pública desenvolvida pelo Governo do Estado de promoção do desenvolvimento e da transformação social de Marituba. 

“É por isso o Governo está cumprindo uma agenda que há 20 anos o município aguardava. Que é garantir com que essa área seja cedida para município para a instalação de empresas e indústrias que fortaleçam a economia da Região Metropolitana”, explicou Helder Barbalho.

Ele acrescentou que “além da ação para gerar emprego, temos a oportunidade de fazer a regularização fundiária para mais de 13 mil famílias que há anos aguardavam pelo beneficio. Isso é muito importante para dar segurança jurídica para essas famílias e permitir que possam investir na propriedade, irem em um banco buscar uma linha de crédito ou buscar captar um benefício para o melhoramento da sua casa”, completou o governador.

O presidente do Iterpa, Bruno Kono, considerou as regularizações fundiárias um avanço histórico. “De fato é um momento histórico para o Estado, município e pessoas da cidade. Há três semanas, publicamos um decreto que regulariza o tema. Esse momento demonstra coragem para enfrentar um assunto que é delicado e nunca foi enfrentado. O Estado agora atua junto com o município para dar dignidade e segurança jurídica”, analisou. 

De acordo com informações da Prefeitura, a nova Estação Cidadania/Esporte contou com investimento do Governo Federal da ordem de R$ 4 milhões. O novo espaço foi construído atrás do Ginásio Poliesportivo de Marituba para garantir um complexo de lazer aos futuros talentos do esporte. 

O novo espaço está em uma área de 7.200 m2 e conta com ginásio, arquibancada para 181 lugares, áreas de apoio, enfermaria, academia e estruturas de atletismo, com duas quadras oficiais que serão utilizadas para identificação de atletas de alto nível, uma pista de corrida para tiros de 100 m, pista de salto em distância de 80 m e área de arremesso de peso.

“Temos buscado reduzir a violência no Estado. Marituba foi um dos municípios que mais reduziu os índices. Reduzir violência não se faz apenas com a polícia, mas também com o investimento em pessoas na transformação social. Em maio estaremos entregando a primeira Usina da Paz no município e este equipamento público que o município recebe hoje tem essa ótica. Esse papel. Não apenas mostra talentos e mostrar talentos de alto rendimento, mas seguramente a olimpíada da vida é a mais importante para vencermos”, analisou o governador. 

“Hoje Marituba recebe dois presentes que são legados que irão ficar na história desta cidade. Temos a oportunidade de entregar esta Estação que será o segundo ginásio de esportes inaugurado em nosso município. E temos a entrega dos títulos que é um marco histórico para Marituba. Essa agenda de hoje é a realização de um sonho”, disse do prefeito de Marituba, Mário Filho. 

Na oportunidade, o ministro Onyx Lorenzoni ressaltou a importância social do novo espaço e destacou a importância do esporte na formação dos jovens. “Vamos ter neste espaço a oportunidade em que milhares de crianças poderão não apenas aprender o esporte ou ter alto rendimento, mas aqui vamos construir vidas. As crianças irão entender a importância da disciplina e trabalho em equipe”, ponderou.

“Aqui vamos preparar milhares de jovens para terem uma vida melhor, se afastarem da droga, do mal caminho e construírem a sua personalidade e caminho”, completou Onyx Lorenzoni.

Fonte: Governo PA

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS