ITAITUBA

‘Estamos indo para uma guerra’, diz Cacique sobre bloqueio da BR-163 em Novo Progresso

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin


Previsto para a manhã desta segunda-feira (17), guerreiros indígenas Kayapós Mekragnotire já se preparam para uma manifestação em que será bloqueada um dado perímetro da BR-163, no município de Novo Progresso, Pará.

Em um novo comunicado em vídeo, o Cacique Doto Taka Ire apresenta parte dos guerreiros que estarão no manifesto, reitera suas reivindicações e diz “Estamos indo para guerra”. 

Grupo de guerreiros antes do embarque com destino à BR-163, em Novo Progresso.
Reivindicações 

Uma das principais reivindicações apresentadas e que se baseia a manifestação, é a futura construção da ferrovia Ferrogrão, que deve ligar o município de Sinop no Mato Grosso à Itaituba, obra que é reprovada pelos indígenas, a começar pelo argumento de que não houve consulta à eles sobre o processo de concessão da rodovia ao setor privado. 

Além disso, outra pauta inserida como prioridade, consiste no enfrentamento à Covid-19; de acordo com o que alegam, falta testes rápidos para a detecção do vírus e também profissionais da saúde indígena. 

Veja o recado 


Ainda somado a isso, a defesa incisiva e proteção da floresta, é outro ponto que gerou a manifestação. Em documento, eles pedem meios sólidos para continuarem combatendo o desmatamento ilegal, invasão de madeireiros, presença de garimpeiros, pescadores e caçadores em territórios indígenas. 

Não houve a divulgação de quanto tempo a rodovia permanecerá fechada. No entanto, supõe que seja até o momento em haja uma resposta concreta por parte do governo em relação às causas apresentadas pelos indígenas.

Plantão 24horas News

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS

Últimas Notícias