Previsto para a manhã desta segunda-feira (17), guerreiros indígenas Kayapós Mekragnotire já se preparam para uma manifestação em que será bloqueada um dado perímetro da BR-163, no município de Novo Progresso, Pará.
Em um novo comunicado em vídeo, o Cacique Doto Taka Ire apresenta parte dos guerreiros que estarão no manifesto, reitera suas reivindicações e diz “Estamos indo para guerra”.
![]() ![]() |
Grupo de guerreiros antes do embarque com destino à BR-163, em Novo Progresso. |
Reivindicações
Uma das principais reivindicações apresentadas e que se baseia a manifestação, é a futura construção da ferrovia Ferrogrão, que deve ligar o município de Sinop no Mato Grosso à Itaituba, obra que é reprovada pelos indígenas, a começar pelo argumento de que não houve consulta à eles sobre o processo de concessão da rodovia ao setor privado.
Além disso, outra pauta inserida como prioridade, consiste no enfrentamento à Covid-19; de acordo com o que alegam, falta testes rápidos para a detecção do vírus e também profissionais da saúde indígena.
Veja o recado
Ainda somado a isso, a defesa incisiva e proteção da floresta, é outro ponto que gerou a manifestação. Em documento, eles pedem meios sólidos para continuarem combatendo o desmatamento ilegal, invasão de madeireiros, presença de garimpeiros, pescadores e caçadores em territórios indígenas.
Não houve a divulgação de quanto tempo a rodovia permanecerá fechada. No entanto, supõe que seja até o momento em haja uma resposta concreta por parte do governo em relação às causas apresentadas pelos indígenas.
Plantão 24horas News