Com cartazes e faixas, famílias de internos, nesta segunda-feira (01), manifestaram em frente ao Centro de Recuperação, reivindicando direitos que eles têm e que precisam ser respeitados.
Segundo o grupo que manifestava, elas relatam que há três meses os kits não estão sendo entregues aos detentos. Uma manifestante afirma que tem dois filhos presos e que eles “estão dormindo no chão, e a comida é precária, que nem cachorro come”.
Outra manifestante diz que não estão sendo realizadas visitas há mais de 4 meses, e que os presos não recebem os kits de higiene, e que não há remédio para eles.
Diante das manifestações dos familiares dos detentos, a direção da Casa Penal afirma que devido à prevenção da Covid-19, a Casa Penal obedece a portarias e decisões regimentares do Judicial e Estadual, que norteiam o cumprimento das decisões.
Em nota: A Secretaria de Estado de Administração Penitenciária (SEAP) informou que os custodiados do Centro de Recuperação Regional de Itaituba estão recebendo todos os cuidados necessários para evitar o contágio da covid-19. “A unidade prisional é lavada e desinfetada todos os dias. Ações de saúde estão sendo executadas regularmente e há medicamentos para todas as necessidades. A SEAP reitera ainda que todos estão uniformizados, padronizados e possuem máscaras”. Ainda de acordo com a SEAP, “as visitas familiares continuam suspensas como medida de prevenção ao novo Coronavírus, mas o atendimento de advogados continua normal”. Para aproximar os familiares dos custodiados, a SEAP implantou os projetos “Carta Virtual”, na qual o familiar pode enviar carta ao seu ente; e a “Visita-virtual”.
Veja como funciona o cadastramento:
Familiares que quiserem fazer contato com o detento podem enviar cartas pelo e-mail: [email protected]. As cartas serão recebidas por uma equipe técnica da Central de Cadastro de Visitantes, que vai fazer a análise do conteúdo, e se aprovadas serão encaminhadas aos e-mails das unidades prisionais, para serem entregues aos custodiados. Os internos não poderão responder às cartas, e os que não receberem poderão solicitar às equipes da unidade que entrem em contato com seus familiares.
Para que o familiar entre em contato com o preso (visita virtual), é necessário o cadastro de visitante. Os familiares que ainda não possuem o cadastro poderão solicitar pelo e-mail: [email protected], e para este mesmo e-mail serão encaminhados todos os documentos exigidos pela Seap.
Plantão 24horas News, com informações do repórter Marinaldo Silva