ITAITUBA

Fé, música e emoção marcam a celebração de Natal no Hospital Materno-Infantil de Barcarena

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin


Com missa, apresentação de coral e homenagem da Orquestra Camerata, pacientes, acompanhantes e funcionários tiveram um dia especial no Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan nesta quarta-feira (23). Pela manhã, o padre Idaltino dos Prazeres, da Paróquia São Francisco Xavier, celebrou missa na recepção da unidade. O ato religioso teve apresentação musical, leitura da história do nascimento de Jesus, reflexões sobre o significado do Natal e bênçãos aos pacientes e profissionais de saúde. As ações foram realizadas pelo Grupo de Humanização, em parceria com a Pastoral da Saúde e equipe assistencial do HMIB.

Em seguida, mães de bebês prematuros internados integraram um coral em homenagem aos filhos e à equipe do Hospital, e também fizeram relatos sobre suas experiências. “Reunimos as mães e decidimos cantar na celebração. É uma forma de expressarmos nossos sentimentos de renovação, de alegria e de agradecimento pelas vidas dos nossos filhos, que estão aqui lutando diariamente, e pelos profissionais que estão conosco nessa batalha”, ressaltou Geisiane Rodrigues, mãe de Jonathan, que está há 41 dias no HMIB.

O encerramento foi com o vídeo da Orquestra Camerata da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, que tocou e cantou a música “We Are The World”. “É uma homenagem em agradecimento a todo carinho, amor e dedicação dos profissionais que atuam diariamente aos que mais precisam de ajuda. Vivemos tempos difíceis, e com o final do ano nós esperamos que essa homenagem tenha acalentado e alegrado o coração de todos”, declarou Enaldo Oliveira, maestro da Orquestra.  

Simbologia – De acordo com a presidente do Grupo de Humanização, Daniella Dias, é por meio dessas ações que todos se sentem acolhidos e compartilham momentos especiais, minimizando os efeitos da rotina hospitalar. “Trazendo essa simbologia do Natal para dentro do ambiente hospitalar, tornamos mais especial o dia dessas mamães, pacientes e profissionais. Nesta data tão significativa, e em meio à pandemia, queremos proporcionar momentos de emoção, acolhimento e alegria para todos”, destacou a profissional.

O Hospital Materno-Infantil de Barcarena Dra. Anna Turan fica a 114 km de Belém. A unidade é referência no atendimento de média e alta complexidade para gestantes e bebês, atendendo pacientes de 11 municípios do Baixo Tocantins, 100% pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

Em dois anos de funcionamento, já realizou mais de 3 mil partos e mais de 120 mil atendimentos, entre consultas, internações, exames e cirurgias.

Fonte: Governo PA

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS