Nesta quinta-feira (04), chegou a Itaituba a Usina de Ar Comprimido e o Envasador de Cilindro. Todos esses gases, o ar comprimido e oxigênio, irão servir para o funcionamento dos respiradores.
Usina de Ar Comprimido e o Envasador de Cilindro. Foto: Weslen Reis/Plantão
Segundo o Secretário de Saúde, Adriano Coutinho, a maioria dos respiradores funciona apenas com o uso de oxigênio; porém, alguns respiradores funcionam com os dois gases. “Então a usina vai suprir a demanda. Aqui no hospital, a gente está com muita dificuldade de manter o oxigênio”, informou Coutinho. O secretário espera que no prazo de 7 dias a usina já esteja funcionando.
Secretário de Saúde do Município Adriano Coutinho. Foto: Weslen Reis/Plantão
Ao ser perguntado sobre a possibilidade de o Hospital Regional ter uma usina própria de oxigênio, Coutinho diz não saber dessa informação, mas informa que o hospital irá usar um tanque de oxigênio líquido. Porém, ele deixa claro que essa informação ainda não foi confirmada.
Sobre a produtividade da Usina de Oxigênio, o secretário afirma que ela consegue manter cerca de 200 leitos, o que será autossuficiente para o Hospital Municipal.