ITAITUBA

Forma Pará divulga resultado do processo seletivo da chamada 2020

Foto: Divulgação

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

O programa foi desenvolvido pela Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Educação Superior, Profissional e Tecnológica – Sectet. Os nomes dos aprovados podem ser consultados no site da Fundação de Amparo e Desenvolvimento da Pesquisa (Fadesp), responsável pelo processo de seleção. Foram ofertadas 21 turmas em 20 municípios do estado.

“Nossos parabéns a todos os aprovados. Desejamos que aproveitem ao máximo a oportunidade de fazer um curso superior no município ou região onde moram. E aos que não conseguiram a aprovação, a minha mensagem é a de que não desistam, pois vamos abrir novas turmas”, incentiva a secretária adjunta da Sectet, Edilza Fontes, gestora do Programa Forma Pará.

Oportunidade – Manoel Carlos Pereira Lopes foi aprovado para fazer o curso de Pedagogia, ofertado pela Universidade Federal do Sul e Sudeste do Pará (Unifesspa), em Itupiranga, no sudeste do estado. Segundo ele, o curso de Pedagogia era muito desejado pelos moradores e a oferta de vagas no próprio município é uma oportunidade para quem não tem condições de fazer um curso superior em outra cidade.

“É muito importante essa parceria entre o governo do estado e os municípios porque traz o Estado para o interior. Sempre que essa parceria acontece, temos muitos benefícios para a sociedade”, ressaltou Manoel Lopes logo depois da prova de seleção realizada no dia 4 de julho/2021.

A moradora de Ulianópolis, Ariadne Assunção Xavier, é uma das 50 pessoas aprovadas para fazer o curso de Agronomia, ofertado pela Universidade Federal Rural da Amazônia (Ufra) no município por meio do Forma Pará. Ao terminar a prova de seleção ela estava confiante na aprovação, confirmada na lista divulgada na última sexta-feira à noite. “Agronomia é um curso muito bom para o nosso município”, disse a estudante.

Outro aprovado em Ulianópolis foi José Henrique Silva da Cunha, que viu no curso a oportunidade de crescer na empresa em que trabalha. “Essa é uma boa oportunidade para o município, que vem crescendo cada vez mais nesse ramo e é muito bom um curso superior para preparar o pessoal”, destacou o agora calouro da Unifesspa.

Matrículas – A coordenação do Forma Pará está em contato com os municípios, as instituições de ensino e a Fadesp para definir períodos, locais e formas de matrícula, assim como a data de início das aulas. Serão publicados editais com todas as orientações para que os alunos possam fazer as matrículas em cada instituição.

O Forma Pará é um programa do governo do estado que visa aumentar a oferta de vagas em cursos de nível superior, levando oportunidade a municípios onde não há campus de universidades públicas ou onde não há oferta de determinados cursos. Com o edital de 2021, previsto para ser publicado em outubro, o Forma Pará chegará a mais de 50 municípios de dez regiões de integração do estado.

Confira as litas dos aprovados AQUI.

Por Jeniffer Galvão (SECTET)

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS