ITAITUBA

Governador do Pará inaugura setor de hemodiálise no Hospital Regional do Tapajós (HRT), em Itaituba

Helder Barbalho, Prefeito Valmir Climaco e outros participantes do momento de entrega dos serviços. Foto: Weslen Reis/Plantão.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Em agenda de trabalho no sudoeste paraense, o Governador do Estado do Pará, Helder Barbalho, esteve novamente em Itaituba, na manhã desta segunda-feira (17), para inaugurar o setor de hemodiálise do Hospital Regional do Tapajós (HRT). O anúncio da inauguração já havia sido feito por Helder no último dia 14, quando visitou o município.

A estrutura instalada disponibiliza de suporte capaz de atender 60 pessoas. Enquanto isso, Itaituba, de acordo com Helder, tem 31 pacientes com problemas renais graves. Portanto, o município, praticamente, possui o dobro da oferta, em comparação à demanda da região, podendo chegar até 780 atendimentos por mês, afirma o governador.

Ainda segundo Barbalho, as máquinas realizarão atendimento de segunda a sábado, sendo que, em casos de agravamento da situação de saúde, o paciente poderá ser deslocado para a unidade de tratamento intensivo.

Máquinas para hemodiálise. Foto: Weslen Reis/Plantão.

Com a chegada da nova especialidade, espera-se que a demanda no Hospital Regional do Baixo Amazonas (HRBA), em Santarém, seja reduzida, haja vista que os pacientes de Itaituba, pelo que é percebido, não terão mais a necessidade de se deslocarem para tal unidade em busca de atendimento. Desse modo, é assegurada a estratégia de descentralização dos tratamentos de saúde, como explicam Helder e o Dr. Emanoel Espósio.

Equipamentos para atendimento. Foto: Weslen Reis/Plantão.

 “… Com isso, nós desafogamos Santarém, para poder ampliar oferta àquela região do estado e garantimos, próximo de suas casas, próximo das pessoas de suas famílias, o atendimento de hemodiálise às pessoas daqui […]”, disse o governador.

“… Atendimento da população da Região do Tapajós em casa, perto de sua família e do seu trabalho. Então, é de importância fundamental para quem precisa dessa terapia. Outra importância da hemodiálise é a diminuição da pressão no Hospital Regional do Baixo Amazonas […]”, Dr. Emanoel Espósio.

Isso, para o prefeito de Itaituba, Valmir Climaco, só irá contribuir ainda mais para a ampliação da qualidade de saúde da população do município e região, visto que a unidade hospitalar já atua no tratamento de COVID-19, bem como realiza serviços de traumatologia e consultas ambulaboratoriais.

“[…] já salvamos muitas pessoas com a pandemia através dessa estrutura do hospital regional, e não tenho dúvida que vai melhorar, ainda mais, a saúde do município. Já foi operado quase 70 pessoas de ortopedia. Vamos terminar essa fila que tem… Agora, nós vamos ter a hemodiálise, que vai amenizar o sofrimento dessas pessoas”, disse Valmir.

Equipamentos na unidade hospitalar. Foto: Weslen Reis/Plantão.

Outros atendimentos

Inaugurado no dia 09 de julho do ano passado, o Hospital Regional do Tapajós (HRT), aos poucos, vem consolidando suas especialidades de serviços. A unidade já é referência no tratamento de pacientes com COVID-19, presta atendimentos de traumatologia e, recentemente, passou a realizar consultas ambulaboratoriais.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS