ITAITUBA

Governo do Pará entrega a 50ª escola totalmente reconstruída e ampliada 

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin


O Governo do Pará, através da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) chegou a marca de 50 escolas estaduais totalmente reconstruídas, readequadas e ampliadas em todo o Pará no período de um ano e 11 meses de gestão. Desde janeiro de 2019, a atual gestão percorreu várias unidades de ensino e, em suas particularidades, atendeu mais de 40 mil estudantes que terão mais comodidade e qualidade de ensino, bem como os professores e toda a equipe técnica escolar. 

A 50ª unidade de ensino, a centenária Escola Estadual de Ensino Fundamental José Veríssimo, foi entregue nesta quinta-feira (10), pelo governador do Estado, Helder Barbalho que estava acompanhado da primeira-dama, Daniela Barbalho, e pela secretária de Educação, Elieth de Fátima Braga. Um momento histórico e emocionante para a toda comunidade escolar.

“Queria cumprimentar todos os professores, alunos, colaboradores e todos que se doam servindo a esta escola. Queria cumprimentar os alunos de uma maneira muito especial, vocês são o que dá a vida para essa escola e estou muito feliz de poder tá aqui hoje cumprindo mais uma etapa, uma caminhada longa para fazer com que a educação nesse Estado possa ser de qualidade, ser de um padrão para todas as regiões do Estado e, seguramente, uma escola como essa, eleva o nosso desafio. Temos que nos orgulhar de uma escola pública ter o nível de edificação e de equipamentos e de estrutura que a José Veríssimo passa a ter a partir de hoje”, disse o chefe do executivo estadual, Helder Barbalho. 

No ato de entrega da unidade de ensino, a escola também recebeu o lançamento de um projeto que vai promover a saúde bucal dos estudantes de toda a rede estadual de ensino, através do programa “Saúde Bucal nas Escolas”, em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde Pública (Sespa), que irá ofertar atividades educativas e procedimentos básicos de odontologia para os alunos da rede.

“Nós analisamos a importância de começar com a prevenção, de tratar da saúde bucal. Vamos prevenir as nossas crianças das doenças bucais, então teremos nas escolas estaduais escovódromos, palestras, além de trocar os kits de higiene bucal a cada três meses e mostrar que a saúde começa pela boca”, enfatizou a coordenadora estadual de Saúde Bucal, Alessandra Amaral.

Este projeto foi idealizado pelo Conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE), Nelson Chaves, que destaca a importância de mais um passo de uma iniciativa antiga. “Isso tornou-se uma Lei Estadual em 1994, que é aquela prática que vai ao encontro da saúde pública, especialmente nessa área da saúde bucal que é tão desprezada em nosso país. De maneira que a existência da lei há tanto tempo, e agora, revigorada e cumprida numa ação corajosa em prol da saúde pública do Estado, é importante que se elogie esta decisão. Eu espero que esse grande passo em favor da saúde bucal da nossa população, especialmente as crianças, que num país que quer se respeitar, tem que ter suas crianças dentro da escola e a partir da escola pública, vamos conseguir reverter esse quadro tão feio no Brasil, que muitas vezes dizem que é o país dos desdentados. Mas não será com este exemplo que o estado está dando neste momento”, pontuou o conselheiro.

As obras da José Veríssimo contemplaram quadra de esporte, espaço de convivência, banheiros para Pessoa com Deficiência (PcD), secretaria, coordenação e salas de aulas climatizadas para atender os 170 alunos nas modalidades de ensino fundamental e Atendimento Educacional Especializado (AEE). 

“Comparado a como estava antes, a nossa escola está muito melhor. Agora, temos as nossas salas climatizadas, elevador e o resultado ficou muito lindo, mais conforto e melhor para a gente”, afirmou o aluno do 9ª ano, João Paulo Queiroz. 

A secretária de Educação, Elieth de Fátima Braga, agradeceu a presença de todos e destacou a importância de chegar a marca de 50 escolas entregues. “Estamos, hoje, entregando a escola de número 50 e isso para nós tem um simbolismo muito grande, porque o governo do Estado do Pará, com um 1 ano e 11 meses de gestão, está entregando 50 escolas totalmente reconstruídas. E não são simples reformas, são reconstruções que estão colocando as nossas escolas sem nada a dever para as escolas privadas. Esta escola hoje é histórica, com mais de 100 anos, e com certeza foi preservada em suas linhas originais. Temos aqui nesta obra, uma reconstrução que vai fazer justiça com aquilo que esta unidade de ensino representa para o nosso Estado, para a nossa querida Belém”, enfatizou a titular da secretaria de Educação. 

Na ocasião, a titular da pasta também destacou a importância do lançamento do programa bucal nas escolas. “Nós levaremos o programa para toda a rede estadual de ensino, para todas as regiões do Estado do Pará. Todas as escolas terão escovódromos e as de tempo integral consultório odontológico. Queria agradecer a equipe de saúde bucal da Sespa que abraçou a causa para que pudéssemos da importância deste tratamento preventivo em nossas crianças”, afirmou a secretária. 

Também estiveram presentes no ato de entrega da escola, o vice-governador, Lúcio Vale, secretário de Estado de Saúde, Romulo Rodovalho; a deputada federal, Elcione Barbalho; os deputados estaduais, Chamonzinho e Júnior Hage; o Conselheiro do TCE, Nelson Chaves, presidente da Funtelpa, Hilbert Nascimento e alguns prefeitos eleitos no Estado.

Saúde Bucal nas Escolas

Sendo a escola um espaço de educação holística e formação de cidadãos, o Governo do Pará, com a parceria das Secretarias de Saúde e Educação, viu a necessidade de ofertar atividades educativas e de promoção da saúde bucal, bem como procedimentos básicos e odontológicos. O programa tem o intuito de cuidar da saúde dos estudantes da rede e também sensibilizar o aluno, pais e responsáveis quanto a importância da higiene dentária, tornando a assistência mais acessível. A Seduc custeará a compra de equipamentos, instrumentais e insumos necessários para a instalação do espaço nas unidades de ensino, e a Sespa ofertará a equipe de profissionais de saúde bucal, como cirurgião-dentista, técnico e auxiliar de saúde bucal.

Fonte: Governo PA

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS