O paciente, um jovem que sofreu acidente de motocicleta no último sábado (19) aguardava transferência da unidade básica de saúde, em Portel, para um hospital de referência na capital. Um leito foi disponibilizado pelo Hospital Metropolitano de Urgência e Emergência (HMUE) de Belém na noite desta terça-feira (22), porém em horário que já não assegurava condições de voo para o traslado.
De acordo com o diretor do Graesp, Coronel Armando Gonçalves, assim que o grupamento tomou conhecimento do caso, imediatamente entrou em contato com a equipe médica da Secretaria de Saúde Pública (Sespa) para ter mais informações sobre o paciente.
“Como os aviões da Sespa não conseguem pousar em Portel, nós usamos um Caravan do Graesp que é mais adequado para esse tipo de terreno, onde a pista é pequena. Nós preparamos a equipe médica da Sespa a bordo e fomos fazer o transporte deste paciente”, explicou o diretor do Graesp.
O Grupamento Aéreo, além de atuar em ações policiais, como no patrulhamento ostensivo, apoio em ações em casas penais, realiza também o transporte de animais, como foi o caso dos peixes-boi levados recente para uma unidade de conservação ambiental.
O Graesp também realiza o transporte de presos do sistema penitenciário, atuando no combate a incêndios, na prevenção em praias e estradas, durante o período de férias e finais de semana prorrogados, entre outros serviços à disposição da população paraense.