ITAITUBA

Greve de técnicos e analistas do INSS chega ao 60º dia no Pará

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin


A greve dos técnicos e analistas do INSS do Pará completa 60 dias nesta sexta-feira (4). Iniciada no dia 7 de julho, a paralisação engloba 40 Agências da Previdência Social, sendo 24 ligadas à gerência de Belém; 9 ligadas à gerência de Marabá, no sudeste do Pará; e 6 de Santarém, no oeste do estado.


Os grevistas pedem o reajuste da remuneração de acordo com a inflação, reposição salarial de 27%, incorporação das gratificações, plano de cargos e carreiras, jornada de trabalho de trinta horas para todos os servidores, realização de concurso público para repor quadro funcional, paridade salarial entre ativos e aposentados e melhorias nas relações de trabalho, com combate ao assédio moral.

A paralisação afeta especialmente a população que depende dos pontos de atendimento fora da capital, onde a população precisa se deslocar grandes distâncias até chegar nas agências. O agricultor João Joaquim da Luz é pensionista e mora na zona rural de Altamira, no sudeste do Pará. No dia 12 de agosto ele veio até a sede do município para entrar atualizar os dados no INSS para poder fazer um empréstimo. Ao chegar na agência, soube que ainda não há previsão para o atendimento ser normalizado. “O jeito é voltar para casa”, disse o agricultor, que aguarda o fim da greve para resolver a situação.
Em Belém a situação é mais tranquila: segundo o sindicato dos aposentados, a paralisação não afeta os atendimentos agendados. “O que eles não estão fazendo é atendimento sem agendamento. Se o aposentado vai dar entrada e já está agendado eles atendem”, explica a secretária Sueli Costa.
O comando de greve não divulgou a quantidade de pessoas que deixaram de ser atendidas por causa da greve, nem o percentual de adesão. De acordo com os grevistas, o agendamento ocorre normalmente pelo telefone 135, e as pessoas que tinham perícia médica agendada também estão sendo atendidas. Os demais atendimentos estão sendo reagendados.
Fonte: G1-Pará

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS

error: Entre em contato conosco para solicitar o uso de nosso conteúdo