Os Alunos do Ensino Médio de Placas iniciaram uma Manifestação nesta Terça feira dia 16 de Agosto de 2016 com inicio às 05:30 da manhã, quando uma equipe do Movimento Estudantil do Ensino Médio do Município de Placas, pegou a chave da escola e colocou as faixas iniciando a manifestação. A comissão dos alunos é formada pelos presidentes de turmas dos 1°, 2° e 3° anos, que representam mais de 650 alunos que estão sendo prejudicados pelas péssimas condições do Ensino Médio de Placas.
Após varias tentativas com o Governo Estado para a contratação de professores e servidores, onde os alunos e a direção da Escola protocolaram vários ofícios na 12ª URE e entregaram ofícios a várias autoridades, inclusive ao Vice Governador Zequinha Marinho, Vereadores e a Secretaria de Educação do Município de Placas também protocolaram vários ofícios na SEDUC, mas sem perspectivas de melhora os alunos iniciaram a manifestação.
Os alunos entraram em ESTADO DE GREVE POR TEMPO INDETERMINADO, onde no primeiro momento fecharam a Escola Tancredo Neves, paralisando todas as atividades do Ensino Fundamental e Médio, Bloquearam a Avenida Perimetral Sul em frente à escola por medida de Segurança, e Caso não sejam atendidos em 24 Bloquearão a Transamazônica por tempo indeterminado. Os motivos principais que levaram a esta decisão foram:
1 – Faltam professores em todas as Turmas do Ensino Médio, O que impossibilita a conclusão do Ano letivo, e pode levar a reprovação a maioria dos Alunos. O Estado Garantiu contratar profissionais, mas apenas demitiu os que o município tinha, iniciou a contratação através do Banco de Talentos da SEDUC, mas até agora os professores não apareceram. E até o presente momento não foi apresentado nenhuma PROPOSTA pelo Governo do Estado ou SEDUC para a conclusão do ano letivo;
2 – Faltam Secretários Escolares, Vigilantes, Serventes e merenda escolar para o ensino Médio.
3 – O Ensino Médio não tem um prédio próprio, pois o município se apropriou da escola, pois após 18 anos de abandono, o município reformou e assumiu a Escola e deu o prazo de 01 ano para o Estado Construir um prédio próprio e Desocupar as salas de aula que estão sendo utilizadas. O prazo termina em 31 de Dezembro de 2016.
4 – O sistema de notas do Ensino Médio, é automático e garante a conclusão do Ano Letivo com até 3 matérias Reprovadas, mas estão faltando mais de 3 matérias para todas as turmas, o que pode acarretar em uma reprovação geral dos Alunos.
Opinião do Blogueiro:
Fico muito feliz em ver a juventude abrir os olhos e lutar por seus Direitos, um direito garantido pela Constituição Federal que é a Educação, O Governo do Estado criou o Banco de Talentos, que é um processo seletivo que regulariza a contratação de profissionais da Educação, mas que é lento e não garante que o profissional venha para o município, diferente do Concurso Público, onde o profissional escolhe a localidade que quer atuar e é obrigado a atuar no local para onde fez a prova.
Essa manifestação não é a primeira, pois já foram feitas manifestações em 2010, 2012 e 2014, e quando vence o contrato dos professores o problema volta a acontecer, e uma nova turma de alunos é prejudicada.
Os alunos estão de Parabéns pela manifestação, e que o Estado resolva logo essa situação que não é só em Placas, mas em toda a região. Problema esse que prejudica os alunos quando os mesmos vão fazer a prova do ENEM, pois são obrigados a concluir matérias do período de um ano em apenas três ou quatro meses, e isso prejudica o rendimento escolar e é desumano com os alunos e professores.
Fonte: Gilberto Leite.