ITAITUBA

HMS recepciona novos estagiários de cursos ligados a assistência do paciente

Foto: Reprodução/HMS.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

Por meio do Núcleo de Ensino e Pesquisa (NEP), o Hospital Municipal de Santarém Dr. Alberto Tolentino Sotelo (HMS) disponibiliza seus espaços e recursos para a realização de estágios curriculares e de práticas supervisionadas.
Desde o início da pandemia, em março de 2020, as vagas de estágio foram trancadas, reabrindo para atuação novamente a partir desse semestre com cerca de 100 estudantes, divididos nos cursos de enfermagem, fisioterapia, medicina, psicologia, além de técnico de enfermagem e tecnólogo em radiologia.

O HMS tem a maior diversidade de patologias da região oeste do Pará. Nesse sentido, é considerado pelas instituições de ensino um lugar rico em conhecimento, em exploração de pesquisa e extensão.
Na oportunidade, os alunos puderam conhecer um pouco sobre cada setor em que realizarão os estágios, da estrutura e os líderes da Unidade. A diretora geral do HMS, Christiani Schuartz, recepcionou e deu as boas-vindas aos estudantes. “Eu acredito que é muito importante recebê-los e apresentar os líderes, estamos felizes com o retorno dos alunos. É uma oportunidade de aprendizado mútuo, sabendo que poderão ser os futuros responsáveis por auxiliar na qualificação da saúde pública da nossa cidade”, disse.

Foto: Reprodução/HMS.

O número de estagiários é definido de acordo com a área, turno e unidade/setor de atuação, de forma a garantir as atividades do serviço e proporcionar um espaço de aprendizado de qualidade aos estudantes. O NEP acompanha todo período de estágio e auxilia nas necessidades dos futuros profissionais da saúde.

“Para quem está em formação profissional, poder vivenciar a rotina, analisar casos de ensino junto com seus preceptores dentro de um hospital de grande fluxo como o “Municipal”, é um grande privilégio, mas também um grande desafio, pois eles se deparam durante o estágio com situações reais”, afirmou a supervisora do NEP, Patrícia Mascarenhas.

Estágio de Graduação – Para estágio curricular acadêmico no HMS são ofertadas mais de 200 vagas todos os semestres para alunos de graduação de universidades públicas e privadas, além de ensino técnico. O Hospital Municipal é conveniada com a Universidade Estadual do Pará (Uepa), Unama, CEPES, CEPROEN, CEPA,IESPES,UFOPA.

Os cursos atendidos para este semestre são: medicina, enfermagem, fisioterapia, psicologia, farmácia, fisioterapia, além dos cursos técnicos de enfermagem. Os alunos serão divididos por grupos de cada curso e atuarão pela manhã, tarde e noite, de segunda a sexta, até o final do mês de fevereiro de 2021.

“Como eu tô no quinto ano eu já estive em outro nomento estagiando no HMS, mas foi a primeira vez que tivemos essa recepção com a direção e líderes, eu me senti bem acolhida.
Espero aprender muito com os profissionais, quero me dedicar e fazer uma entrega satisfatória aos pacientes”, finalizou a estudante de Enfermagem, da UEPA, Milena Santos.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS