ITAITUBA

Homenagem do Plantão 24horas News ao dia do Jornalista.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin


” Ser jornalista é ser incansável na busca pela verdade e pela transparência das ações do ser humano em todas as áreas. É  ser porta-voz, ser guia, ser boca e ser ouvido” ( Fernando Martins).

Imagem: Reprodução

Com esse pequeno  texto de Fernando Martins, abrimos esta matéria dedicada a todos os jornalistas por este dia 7 de abril, em que se celebra o dia do Jornalista, profissão tão importante e necessária em qualquer estrutura social.
 Um pouco da história 
O Dia do Jornalista, comemorado em 07 de abril, foi instituído em 1931, por decisão da Associação Brasileira de Imprensa, como homenagem ao médico e jornalista Giovanni Battista Líbero Badaró, morto por inimigos políticos em 1830.
Líbero Badaró, como era mais conhecido, era um oposicionista ao imperador D. Pedro I e foi o criador do Observatório Constitucional, jornal independente que focava em temas políticos até então censurados ou encobertos pelo monarca. Badaró era defensor da liberdade de imprensa e morreu em virtude de suas denúncias e de sua ideologia que contrariava os homens do poder daquela época.
A morte de Badaró alimentou ainda mais a crise que começava a se instaurar no império de D. Pedro I. A revolta de populares e políticos que eram contra a repressão do monarca tornaram sua permanência no poder cada vez mais perigosa, uma vez que atos violentos estavam acontecendo frequentemente. Esse foi um dos fatores que levaram à renúncia de D. Pedro em 07 de abril de 1831.
Hoje a imprensa é considerada o quarto poder, um quarto  poder que tem a capacidade e inclusive de fiscalizar e denunciar as irregularidades cometidas pelo 1º, 2º e 3º poder. Não é atoa que a imprensa é vista em todo planeta como um por-voz da população. 
A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) foi criada para representar e assegurar aos jornalistas seus direitos e legitimar sua profissão.  Foi idealizada pelo jornalista Gustavo de Lacerda, que acreditava que os jornais deveriam funcionar como cooperativas com uma missão social de informar e levar conhecimento à população. A data escolhida para sua criação oficial foi o dia 07 de abril de 1908, haja vista o seu caráter histórico e importância para a liberdade de imprensa.
O primeiro jornal brasileiro não era produzido no Brasil. O Correio Braziliense foi criado em 1º de junho de 1808 pelo jornalista Hipólito José da Costa Pereira Furtado de Mendonça, em Londres. Sua circulação encerrou em 1º de dezembro de 1822.

Jornalismo Itaitubense
O jornalismo itaitubense acontece graças a muitos nomes que se unem em uma sinergia completa de profissionalismo, pesquisa, respeito, investigação, ética e conhecimento. Qualidades próprias desses que são responsáveis por manter a população sempre informada. Portanto, homenageamos aqui os responsáveis por esse trabalho em Itaituba. 
Aos mais antigos: Jean Galego, Pedro Filho, Orlando Pierre, Fleury Colares,  Mauro torres, Maria do Carmo, Ubiratan, Wellington Lima, Jota Parente, Nazareno Santos, Andreia Sikeira; Àqueles que partiram, mas que continuam sempre lembrados na história jornalística da cidade: Rosa Parantinga, Cláudio Moura, Francisco Amaral, Nazareno Bechara e Indião.
Estendemos também nossa homenagem aos repórteres, que muitas vezes se arriscam para poder colher as informações de forma autêntica e responsável:  Marinado Silva,  Yokin Paranatinga, Márcio Vieira, Risonaldo Melo,  Yngridy Barreto, André Farias, Sammia Ferreira, Aldo Arrais, David Mota, Júnior Ribeiro, bem como àqueles que registram as cenas, como o Weslen Reis, Huagresson da Luz ( Jack Chan), Kaio Ferreira, Danylo Mota, Antônio Guimarães, Dioney Alves, Perninha, Caçula Lucena, Ivaldo Gama; aos responsáveis por blog’s de notícias como nós do Plantão 24horas News,  Jhonny Notícias, RM Notícias, Portal Mauro Torres, GV Notícias dentre outros, além também dos  radialistas  Ewandro Araújo, Paula Lima, Rosenira Brito, Antônio Santana, Jair de Souza, Rodrigão da Amazônia, João Batista, Lamberto de Carvalho, Marlucio e Junior Carvalho ( in memoriam), dentre outros que trabalha no rádio.
A todos que representam a sociedade, sendo porta-voz  transmitindo com seriedade, eficiência e dinamismo, saudamos com um feliz dia do jornalista. 
Plantão 24horas News.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS