ITAITUBA

Homenagem do Plantão 24horas News ao dia Internacional da Mulher destaca o valor da mulher itaitubense.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin


   O dia Internacional da Mulher tem um valor histórico marcado por lutas, manifestações, esforços e muita garra. Falar da mulher guerreira, lutadora e que conquista seus sonhos, é lembrar que muitas outras mulheres outrora contribuíram para que esta data fosse lembrada todos os anos.
Foto: Reprodução Google.com
   No dia 26 de fevereiro de 1909, 15 mil mulheres marcharam nas ruas de Nova York por melhores condições de trabalho. Na época, a jornada delas poderia chegar a 16 horas por dia, 6 dias por semana e teria sido celebrado pela primeira vez o ” Dia Nacional da Mulher ” americano. 
   Seguindo a linha das manifestações, vale rememorar o episódio de 23 de fevereiro de 1917, em que um grupo de operárias saiu às ruas para reivindicar contra a fome e contra a Primeira Guerra Mundial. Após a revolução bolchevique, a data foi oficializada entre os soviéticos como celebração da ” mulher heroica e trabalhadora “.
   No Brasil, é comum relacionar a data ao incêndio ocorrido em Nova York, no dia 25 de março de 1911, na Triangle Shirtwaist Company, em que 125 mulheres morreram carbonizadas, por reivindicarem os direitos delas por melhores  condições de trabalho. 
   Diante desse vasto contexto histórico marcado por grandes lutas feminimas, convém afirmar  que essa luta ainda é constante. Certamente, a data de 8 de março serve para lembrar que ainda há muitos problemas a serem resolvidos e que a mulher tem a força imensurável para lutar pela solução desses problemas. 
   O Plantão 24horas News selecionou três grandes mulheres para compor esta singela homenagem. Cada uma traz uma mensagem e faz lembrar o valor que a mulher tem, inclusive  aquelas que partiram de forma injusta. 
Elma Campos, mãe do pequeno Victor.

   Elma Campos é símbolo de garra e determinação. Nos mostra a imagem de uma mulher forte e incansável na busca pela sororidade e empatia com o próximo. Representa todas as mulheres itaitubenses que são capazes de dar a vida pelos filhos.
Winglya Lopes Aboim vítima de feminicídio.
   Winglya Aboim Lopes, vítima de feminicídio, desaparecida em 9 de maio de 2019, sendo posteriormente encontrada morta,  representa todas as mulheres que sofrem e que foram vítimas que perderam a vida sem terem a chance de serem livres como mulher e de fazerem suas escolhas. 
Rita de C Cássia Brugnara Lobato Miss Itaituba 1972

   Rita de Cassia Brugnara Lobato, a primeira mulher a representar a beleza  itaitubense, na sua particularidade, seja ela branca, negra ou trigueira.
   As mulheres citadas foram escolhidas para representarem  todas as mulheres da cidade de Itaituba, pois estas são lutadoras, belas e muitas tiveram suas chances de viver rompidas. 
   A redação e a direção do Plantão 24horas News parabeniza a todas as guerreiras por este dia especial.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS