A estrutura montada no município de Itaituba, para dar suporte diante da pandemia de Covid-19, teve de ser reforçada, o que proporcionou uma ampliação dos aparelhos no Hospital Municipal de Itaituba, passando a ter agora uma UTI com 10 leitos e 6 respiradores.
Hospital Municipal de Itaituba. Foto: Weslen Reis
O Secretário de Saúde do Município, Adriano Coutinho, afirmou que, diante da problemática do coronavírus, foi montada uma UTI, com 6 respiradores e espaço para 10 leitos. Entretanto, o secretário reconhece que ainda não é o suficiente para tratar um paciente com a Covid-19, porque ainda é preciso de uma equipe multidisciplinar, o que o município não possui.
Secretário de Saúde do Município, Adriano Coutinho.
Os recursos humanos também passaram por um processo de ampliação, com pessoas qualificadas, desde técnicos auxiliares, enfermeiros, médicos e o pessoal de apoio.
O Hospital já conta com o maior quadro operacional da região do Tapajós. “As equipes estão sendo montadas; por enquanto, com 5 enfermeiros, 15 técnicos. Nós temos 2 médicos que dão suporte”. O secretário ainda disse que há uma pretensão de habilitar a UTI para conseguir recursos para mantê-la, o que poderia beneficiar com a vinda de profissionais de fora.
Usina de Oxigênio: Imagens de internet
Em relação à Usina de Oxigênio, investimento de mais de 550 mil reais, o secretário disse que ela deve funcionar em até 30 dias. Foi também adquirido a usina de Ar comprimido e o Envasador de Cilindro. “Esses três equipamentos devem ficar em uma sala própria, que está sendo construída do lado da maternidade”.
Além dos respiradores já disponíveis, a secretaria já providenciou a aquisição de mais 2 equipamentos, com um custo total que gira em torno de 184 mil reais.
Plantão 24horas News