ITAITUBA

Hospital Regional do Tapajós, em Itaituba, ameaça fechar as portas: “seria desastroso”

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin


Inaugurado na tarde do dia 7 de julho deste ano, com a presença do governador do Estado do Pará, Hélder Barbalho, entre outras autoridades políticas locais e regionais, o Hospital Regional do Tapajós – HRT, em Itaituba, ameaça fechar as portas a qualquer momento.

De acordo com informações do jornalista Weliton Lima, que discorreu irregularidades cometidas pela atual gestão da unidade julgando ser “desastrosa” sua administração, cerca de 14 (quatorze) profissionais da área da saúde entre enfermeiros e técnicos de enfermagem, já foram dispensados do trabalho e devem aguardar em casa o pagamento de salários atrasados que já descem para o terceiro mês. 

Nesta semana, uma das entidades terceirizadas do Instituto Panamericano de Gestão – IPG,  empresa gestora e que administra o hospital regional, fechou o Centro de Esterilização de Equipamentos. 

Hospital Regional do Tapajós – HRT. Foto: reprodução

Ainda assim, outro fator que aponta um possível iminente fechamento do hospital e que foi destacado pelo jornalista, é o fim do contrato entre o IPG e o governo do estado, em que acordou para o funcionamento do HRT como hospital de campanha para atender pacientes com covid-19, previsto para o dia 14 de outubro.

“Até o momento, ninguém sabe qual será o futuro desse hospital. As especialidades prometidas por Helder Barbalho na abertura do hospital, até agora ficaram somente nas promessas. Com isso, o hospital regional do Tapajós corre o risco de fechar as suas portas, o que seria desastroso para Itaituba e toda essa região”, discorreu.

Período eleitoral em Itaituba

Além do que, Weliton Lima realçou que esta discussão de interesse público sobre a realidade do HRT, deve dominar os debates políticos a nível municipal, e cobrou dos dois candidatos que concorrem à prefeitura de Itaituba, atitude de cobrança ao governador sobre essas questões elencadas.

“Os dois candidatos devem cobrar publicamente ao governador, já que os nossos dois deputados, Hilton Aguiar e Eraldo Pimenta, são duas figuras completamente omissas na defesa dos interesses da população de Itaituba”, sublinhou.

Hospital Regional do Tapajós – HRT

O HRT, que recebeu o nome de Teófilo Olegário Furtado, figura que marcou história e deixou seu legado em Itaituba, foi projetado para ofertar atendimentos de alta complexidade a aproximadamente 250 mil pessoas da região de saúde do Tapajós, a saber, dos municípios de Novo Progresso, Trairão, Jacareacanga, Aveiro e Rurópolis.

Inaugurado com capacidade de funcionamento de apenas 30% de sua estrutura, considerada uma das mais modernas da região, a imprevisibilidade da chegada de outras especialidades de média e alta complexidade, ainda se perdura.

Em razão disso, a população que precisa de atendimentos ainda tem que depender do hospital Regional do Baixo Amazonas – HRBA, em Santarém. 


Plantão 24horas News

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS

Últimas Notícias