São 200 vagas para Cursos Técnicos de Nível Médio, na forma de oferta Integrada, em Agroecologia, Edificações e Informática, e 61 vagas para Cursos de Graduação em Engenharia Agronômica, Engenharia Ambiental e Sanitária, Ciências Biológicas e Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Os candidatos selecionados ingressam no 1º semestre do ano letivo de 2021.
As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no período de 18 de janeiro a 07 de fevereiro, exclusivamente pela internet, no site do processo seletivo do IFPA: https://prosel.ifpa.edu.br. Para se inscrever no Curso Técnico Integrado, o candidato deverá ter concluído ou estar concluindo o 9º ano do Ensino Fundamental ou ensino equivalente. Para concorrer às vagas de Curso Superior, é necessário que o candidato tenha concluído o 3° ano do Ensino Médio e feito a edição de 2017, 2018 ou 2019 do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
Esse ano, em decorrência da pandemia, não haverá prova para o PSU técnico e os candidatos serão selecionados de acordo com o desempenho escolar, com base nas notas obtidas no 6º, 7º e 8º Anos do Ensino Fundamental ou ensino equivalente. A comprovação das notas será por meio de Histórico Escolar ou Boletim Escolar Oficial ou documento escolar oficial. Serão selecionados os candidatos com maior pontuação até o número de vagas ofertadas, por campus, curso, turno e modalidade de concorrência.
Para o Curso Técnico em Edificações, há vagas para o Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica, na Modalidade de Jovens e Adultos (Proeja), voltadas para os candidatos/alunos concluintes do Ensino Fundamental ou ensino equivalente, com idade igual ou superior a 18 anos. Além do Campus Itaituba, outros 17 campi do IFPA também estão participando do Processo Seletivo Unificado 2021, somando 3.602 vagas para cursos técnicos e de graduação em todo o estado do Pará.
Fonte: Plantão 24horas News