ITAITUBA

Indígena fala sobre a data comemorativa de 19 de abril e sobre preservação da cultura, em Itaituba.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin


A data é comemorada em 19 de abril e no Brasil foi instituída durante o governo de Getúlio Vargas através de um decreto de número, 5.540. A celebração vem ocorrendo desde 1944, e tem como objetivo evidenciar os direitos indígenas, bem como mostrar por meio de diversas atividades educacionais a importância de preservar essa cultura.

Indígenas. Foto: Reprodução Google.com

Para falar um pouco sobre a importância de manter a cultura, nossa equipe conversou com Francisco Ikon, indígena da etnia munduruku. Francisco é líder na aldeia e palestrante sobre educação indígena e seus aspectos culturais. De acordo com ele, na região de Itaituba existem além dos mundurukus, outras etnias como Apiakas, kayabi, arara dentre outros e estão organizados em 10 aldeias.
Segundo Francisco, ao longo dos anos, a cultura, os costumes e as tradições têm  sido mantidos, pois existem indígenas que moram em lugares totalmente isolados, não sobrevivem fora do seu lugar de origem, onde alimentação, língua e costumes têm  sido completamente preservados.  Enfatizou também o caso de indígenas que residem na periferia de cidades como Itaituba, Jacareacanga, mas preservam seus costumes, e sobretudo continuam preservando o que chamam de cultura milenar, incentivando a contratação de professores, que possam valorizar essa demanda educacional e a valorização da sua língua, uma luta que resiste há mais de quinhentos anos para que seus direitos e espaços sejam respeitados. 
Ele ressalta ainda sobre a importância de formar líderes que possam continuar defendendo sua história e valores, por isso a importância de preparar professores em sua própria cultura, e continuar a luta diante dos governantes que querem diminuir suas terras, com a construção de projetos hídricos, que segundo ele, irá prejudicar a natureza e sua história e continuação como povo.
Plantão 24horas News.

COMPARTILHE

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on linkedin

RELACIONADAS